Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José comemora novos serviços e anuncia chegada de Radioterapia

Com setor de Oncologia reformulado e novidades na área da medicina nuclear, unidade espera ampliar sua referência na área em nossa região

Anderson Duarte

Uma das instituições mais importantes de nosso município começa o ano de 2019 com uma série de novidades e conquistas para o teresopolitano. São novos procedimentos, setores inteiros reformulados e uma gama de novos procedimentos chegando ao já importante leque de opções oferecidos atualmente. Segundo o Hospital São José, a maior parte das mudanças estruturais foi pensada e desenvolvida tendo como foco o bem-estar dos pacientes, seus familiares e acompanhantes. Entre as novidades a inauguração de um novo setor de Oncologia, novos espaços de convívio para a classe médica, a retomada dos atendimentos para clientes UNIMED e a recém anunciada construção de um setor de Radioterapia, que em breve vai oferecer aos pacientes da unidade o conforto e a segurança de receberem esse atendimento em casa. A Diretora Executiva do HSJ, Daniela Weber, esteve nos estúdios da DIÁRIO TV  nesta segunda-feira, 11, e explicou como serão implantadas essas novas ferramentas e também a repercussão das já implantadas na unidade.
Como mostramos na semana passada, uma das mudanças desta nova fase do HSJ foi a alteração do horário de visitas no CTI, que agora atende de 11h as 20h com a permissão de entrada de um visitante por hora. Outra novidade trazida também nas páginas de O DIÁRIO na última semana foi a reformulação das redes sociais da entidade, que agora presta informações sobre consultas, exames, internações, cirurgias e os demais atendimentos da unidade, além de conter informativos, curiosidades e conteúdos diversos sobre saúde e bem-estar. E junto com a inauguração da novo setor de Oncologia, o hospital espera ampliar ainda mais seu referencial na área em toda nossa região. “O Hospital São José inaugurou no mês passado o nosso novo setor de Oncologia e de Terapia Infusional. São três consultórios, dezesseis leitos para terapia por infusão, banheiro para pacientes ostomizados e muito mais. As novas instalações, dentro do complexo principal do HSJ, ainda facilitam o acesso aos demais serviços da Instituição, mas foi um pontapé inicial para novas e ainda mais importantes mudanças”, explica Daniela.
A Oncologia em funcionamento no principal prédio do HSJ trouxe ainda mais comodidade e acesso para os profissionais e os pacientes a setores como a emergência e a outros exames e serviços da Instituição. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, recepcionistas e equipes de limpeza e infraestrutura do HSJ comemoraram muito a chegada do novo setor e ainda contribuíram com muitas inovações presentes no espaço, como o exclusivo banheiro para pacientes ostomizados, que segundo a Diretora é uma grande conquista. “Sabemos das dificuldades que esses pacientes têm para higienizarem as bolsas coletoras em banheiros comuns. Por isso, alinhado ao nosso tratamento humanizado, construímos um ambiente totalmente adaptado para melhor atender os nossos clientes”, explica a Diretora.
Mas como vimos ao longo do final do ano passado, a Associação Congregação de Santa Catarina, que administra o HSJ, conseguiu tirar do papel projetos aprovados pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e que apoia ações desenvolvidas por entidades e associações sem fins lucrativos que atuam no campo da oncologia com o objetivo de ampliar a oferta de serviços médicos e realizar pesquisas sobre o câncer. Aqui em Teresópolis, o projeto do HSJ, pretende realizar a compra de mais de dez equipamentos de última geração para diagnóstico, tratamento e aumento na eficácia terapêutica das doenças oncológicas. Um tomógrafo 64 canais, um aparelho de mamografia digital 2D e um ultrassom, entre outros estarão à disposição da população. Mas segundo Daniela, a novidade que já está em andamento e que vai impulsionar ainda mais esse protagonismo do São José no atendimento oncológico é a instalação de um espaço de Radioterapia.
“Acho que a nova unidade de Radioterapia, que em breve vamos mostrar aqui em pleno funcionamento, vai atender muito bem a nossa população. Esses pacientes que precisam se deslocar para outros municípios não precisarão mais pegar a estrada, e ainda ter que enfrentar um tratamento difícil e que nós sabemos que traz tanto problema e sofrimento para a família a para os próprios pacientes. Essa é uma luta do HSJ e será uma grande conquista para a cidade. Além de poder oferecer o tratamento todo em nossa instituição, ainda poderemos oferecer mais conforto aos nossos amigos que passam por essa etapa de suas vidas. A classe médica também comemora já que junto com a Radioterapia, investiremos também em medicina nuclear e todas as possibilidades de diagnósticos mais complexos que hoje também precisam ser feitos fora do município”, enaltece a Diretora. Segundo Daniela, uma casa já está sendo preparada para essa estrutura e em breve o serviço já poderá ser ofertado pelo hospital aos clientes de toda a região.
O Hospital São José também acaba de marcar presença no mundo digital com páginas no Facebook e no Instagram totalmente reformuladas. Segundo a entidade, através destes canais, a população pode ter acesso a informações sobre consultas, exames, internações, cirurgias e os demais atendimentos da unidade. Os seguidores também recebem informativos, curiosidades e conteúdos diversos sobre saúde e bem-estar, além de poderem deixar suas sugestões e opiniões. O Brasil é um dos países mais ativos nas redes sociais em todo o mundo, com pessoas de todas as idades dispostas a buscar informações e utilizar canais de comunicação por meio da internet. No Facebook, por exemplo, o número de usuários já passa de 72 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em números totais. "Com a comunicação digital, temos mais proximidade com nossos clientes e novas formas de mantê-los informados sobre nossos serviços. Precisamos nos adequar à essa realidade, buscando aprimorar, cada vez mais, nosso diálogo com aqueles que merecem todo nosso respeito e consideração", afirma a Diretora.

– Um Hospital que nasce para cuidar da população

Fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 2 de janeiro de 1962, o Hospital São José cuida da saúde da comunidade de Teresópolis e toda a região serrana do Rio de Janeiro, aliando qualidade técnica a um atendimento humanizado na prestação de serviços. A Instituição atende cerca de 18 mil pessoas por mês, entre pacientes particulares, provenientes de convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que procuram o Pronto Atendimento 24 horas da unidade ou as consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. O HSJ também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Destacam-se ainda os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo sete para convênios e particulares e 13 exclusivamente para pacientes do SUS, além de outros 108 leitos de internação. O Centro Cirúrgico do Hospital é amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, e realiza, em média, 450 cirurgias por mês.
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 23 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de negócio no qual a totalidade do superávit, após satisfeitas as necessidades de investimentos e segurança financeira, é destinada para obras sociais, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, compromisso com as necessidades das comunidades e valores cristãos. Ao todo, são mais de 13.000 colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a mais de 4.800 alunos, sendo 22% deles bolsistas. As entidades de saúde atendem mais de 630 mil pacientes/dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Na assistência social, mais de 700 beneficiários são atendidos nas entidades.


O Hospital São José comemora seus novos serviços e anuncia a chegada de um setor de Radioterapia na unidade. Com o setor de Oncologia reformulado e novidades na área da medicina nuclear, unidade espera ampliar sua referência na área em nossa região

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE