Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José capta recursos para ampliar atendimento oncológico

Unidade, que faz parte da Associação Congregação de Santa Catarina, recebeu doações via Lei de Incentivo Fiscal

O Hospital São José (HSJ), em Teresópolis, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), ambos administrados pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), abrem 2019 celebrando o recebimento de doações que permitirão colocar em prática os projetos aprovados pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O Pronon, iniciativa do Ministério da Saúde, apoia ações desenvolvidas por entidades e associações sem fins lucrativos que atuam no campo da oncologia com o objetivo de ampliar a oferta de serviços médicos e realizar pesquisas sobre o câncer. O projeto do HNSC, que prevê a ampliação do número de exames de diagnóstico por imagem realizados, recebeu doações incentivadas de 41 pessoas jurídicas e físicas dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. As doações ultrapassaram o valor previsto para o projeto, totalizando cerca de R$ 3,44 milhões, que serão investidos na aquisição de equipamentos, como um tomógrafo de 64 canais, três aparelhos de ultrassom, um aparelho de raio-X digital e 28 monitores de alta resolução. O Hospital tem alta demanda por exames de tomografia, ultrassonografia e radiografia por parte da população de Tubarão e todo o Sul de Santa Catarina, incluindo municípios das regiões de Laguna e Carbonífera. O projeto será executado durante 24 meses, a partir da liberação dos recursos pelo Ministério da Saúde.
Já o projeto do HSJ, que pretende realizar a compra de mais de 10 equipamentos de última geração para diagnóstico, tratamento e aumento na eficácia terapêutica das doenças oncológicas, recebeu doações incentivadas de 62 pessoas jurídicas e físicas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás. As doações totalizaram R$ 3,32 milhões, que representa 92% do valor total do projeto. Os recursos serão investidos na aquisição de um tomógrafo 64 canais, um aparelho de mamografia digital 2D e um ultrassom, entre outros. Esses aparelhos estarão à disposição da população da Região Serrana do Rio de Janeiro, que juntas somam mais de um milhão de habitantes em cidades como Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro. Estima-se que cerca de mil pessoas no Estado aguardam na fila para realizar consultas, cirurgias ou terapias ligadas ao câncer.
O Ministério da Saúde assegura benefícios às empresas e pessoas físicas que aplicaram parte do Imposto de Renda nos projetos aprovados no Pronon. Cada doador pode deduzir até 1% do IR, e o ressarcimento ocorrerá este ano, na forma de restituição ou abatimento do valor a pagar. Para saber mais sobre os projetos do HNSC e do HSJ, entre em contato com a Associação Congregação de Santa Catarina pelo telefone (11) 3016-2434 ou o e-mail doacoes@acsc.org.br.

Sobre o Hospital São José (HSJ)
Fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 2 de janeiro de 1962, o Hospital São José cuida da saúde da comunidade de Teresópolis e toda a região serrana do Rio de Janeiro, aliando qualidade técnica a um atendimento humanizado na prestação de serviços. A Instituição atende cerca de 18 mil pessoas por mês, entre pacientes particulares, provenientes de convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que procuram o Pronto Atendimento 24 horas da unidade ou as consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. O HSJ também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Destacam-se ainda os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo sete para convênios e particulares e 13 exclusivamente para pacientes do SUS, além de outros 108 leitos de internação. O Centro Cirúrgico do Hospital é amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, e realiza, em média, 450 cirurgias por mês.

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 23 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de negócio no qual a totalidade do superávit, após satisfeitas as necessidades de investimentos e segurança financeira, é destinada para obras sociais, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, compromisso com as necessidades das comunidades e valores cristãos. Ao todo, são mais de 13.000 colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a mais de 4.800 alunos, sendo 22% deles bolsistas. As entidades de saúde atendem mais de 630 mil pacientes/dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Na assistência social, mais de 700 beneficiários são atendidos nas entidades

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE