Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José apresenta novos serviços no Pronto Atendimento

Especialidades como Cardiologia, Neurologia e Ortopedia são reformuladas e chefiadas por profissionais renomados do Rio de Janeiro

Anderson Duarte

O Hospital São José lançou em noite de grande festa nesta terça-feira, 26, algumas importantes novidades para os moradores de Teresópolis e região. Depois do susto que a população levou com o anúncio da interrupção do atendimento na Pediatria do Pronto Atendimento, um importante alento, não só com a manutenção desta especialidade no setor, como também a ampliação e reformulação de outras três áreas dentro do atendimento em urgência e emergência. A partir de agora o setor passa a contar com equipes médicas de Cardiologia e Neurologia, além do serviço de Ortopedia, que foi reformulado. Todos os setores serão chefiados por profissionais renomados e referência em suas áreas no estado.
Com isso, os serviços de Pronto Atendimento passam por sensível ampliação, contando com o setor de Cardiologia comandado pelo Dr. Nélio Gomes Junior, especialista da Sociedade Brasileira de Cardiologia e chefe dos serviços de Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis. O núcleo de Neurologia ficará sob a responsabilidade do Dr. Orlando Maia Júnior, especialista em Neuroradiologia Intervencionista, Membro Titular da World Federation Neuroradiology e responsável pelo serviço de Neurocirurgia Endovascular do Hospital de Força Aérea do Galeão. O setor de Ortopedia, por sua vez, será chefiado pelo Dr. Robson Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e diretor da Clínica de Ortopedia e Traumatologia de Teresópolis. Os serviços de Cardiologia, Neurologia e Ortopedia na Emergência do HSJ estarão disponíveis para atendimentos particulares ou convênio.
A diretora executiva do Hospital São José, Daniela Weber, durante a noite de festa, conversou com nossa reportagem e enalteceu essa nova fase do setor. “Entendemos que o Hospital é fundamental no acesso da população de nossa cidade e região as mais diversas especialidades que oferta ao longo das últimas décadas e sabemos que continuar crescendo e investindo nesta qualidade e diversidade de atendimento, é necessário para atendermos as demandas de nossa sociedade. Hoje apresentamos importantes inovações neste atendimento em urgência e emergência que a população poderá contar com a excelência e primor que a unidade tem tratado a oferta de saúde no município”, explica Daniela.
Como vimos no fim de semana, depois de uma série de esforços administrativos durante o período de aviso prévio, o São José confirmou a manutenção do atendimento de pediatria na unidade. A especialidade, que não chegou a ser interrompida, seguirá suas atividades normalmente nos setores de Pronto Atendimento, cirurgias, exames e internações para menores de 18 anos, seja para atendimento particular ou via convênios. Para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), não haverá impactos, uma vez que o atendimento pediátrico não faz parte do contrato firmado com o Hospital.
Daniela Weber disse que essa é mais uma medida da reestruturação pela qual a Instituição está passando. “Entendemos que a permanência do serviço de pediatria era essencial para a população de Teresópolis e região, e temos plena consciência da qualidade do corpo clínico e do atendimento médico que o Hospital São José oferece às crianças e adolescentes. Agora, trabalharemos para somar outros serviços aos nossos clientes, como a construção do setor de Radioterapia”, afirma Daniela.
O Hospital São José é referência para os moradores da Região Serrana do Rio de Janeiro em cirurgias de alta complexidade, neurologia, cardiologia, ortopedia e outras especialidades, e também no Laboratório e Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI), que oferece exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. O setor de oncologia foi totalmente reformado no início do ano para melhor atender à crescente demanda nessa área. Atualmente, o HSJ realiza 1.900 atendimentos por mês somente para casos de câncer de mama. As novas instalações contam com três consultórios, 16 leitos para terapia por infusão e banheiros para pacientes ostomizados e um setor de Terapia Infusional, destinado a tratamentos medicamentosos por via endovenosa, subcutânea ou intramuscular. Também em 2019, a Instituição deu início à construção do serviço de Radioterapia, que contará com todas as etapas de atendimento ao paciente, desde a triagem até o tratamento. A estrutura contemplará um acelerador linear, sala de Planejamento e Física Médica, consultórios médicos para os radioterapeutas, sala de curativo, sala de triagem médica e enfermagem e sala de confecção de moldes.
Fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 2 de janeiro de 1962, o Hospital São José cuida da saúde da comunidade de Teresópolis e toda a região serrana do Rio de Janeiro, aliando qualidade técnica a um atendimento humanizado na prestação de serviços. A Instituição atende cerca de 18 mil pessoas por mês, entre pacientes particulares, provenientes de convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que procuram o Pronto Atendimento 24 horas da unidade ou as consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. O HSJ também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Destacam-se ainda os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo sete para convênios e particulares e 13 exclusivamente para pacientes do SUS, além de outros 108 leitos de internação. O Centro Cirúrgico do Hospital é amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, e realiza, em média, 450 cirurgias por mês.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE