Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospitais e município apresentam quadro da Saúde ao CREMERJ

Gestores e sociedade médica debatem as dificuldades vividas pelo setor na cidade e unidades apresentam planejamento para 2019

Anderson Duarte

O CREMERJ reuniu os diretores dos hospitais, da secretaria de Saúde e entidades ligadas ao setor em Teresópolis neste sábado, 23, para discutir e procurar saídas para a crise financeira que vem dificultando a continuidade do funcionamento de unidades hospitalares e também os planejamentos destas unidades para o ano de 2019, assim como as respostas destas empresas aos desafios de abrangência e universalidade do atendimento em nosso município. A administração municipal acumula dívidas milionárias com os Hospitais contratados e há décadas não promove a ampliação do seu atendimento básico, pelo contrário, sofreu desmonte em seguidas administrações, mas hoje, com o discurso de parceria e mudança de postura por parte do gestor, todos concordam que poderão ampliar o atendimento e reinvestir em infraestrutura. Por parte da secretaria de Saúde, o anúncio da meta de 70% de atendimento na saúde básica nos próximos meses, pelos hospitais, um novo hospital maternidade, maior número de cirurgias e o fomento ao tratamento oncológico. Ao fim, a Carta de Teresópolis, propôs uma série de medidas e contrapartidas de todos os atores do setor da Saúde.
Reunidos na sede da Sociedade Médica de Teresópolis, membros da diretoria do CREMERJ, representados pelo presidente da entidade, Sylvio Provenzano e sua vice, Célia Regina da Silva, recebidos pelo médico Romualdo Barboza Gama, anfitrião do evento, ouviram atentamente a palestra sobre a gestão da área em nosso município, ministrada pelo Secretário Antônio Henrique Vasconcellos, que na oportunidade também ressaltou o diálogo com os hospitais e a ampliação do atendimento nos bairros. Em seguida o momento mais esperado do encontro, uma mesa redonda com todos os prestadores hospitalares que versaram sobre “O que os hospitais podem colaborar para a melhoria da saúde do Município de Teresópolis e o que esperar do poder publico”. Participaram a Direção do Hospital das Clinicas Constantino Otaviano de Teresópolis, na figura de sua diretora Dra. Rosane Costa, a Direção do Hospital São Jose de Teresópolis, na figura da Diretora Geral Daniela Weber, a Direção do Hospital da Beneficência Portuguesa de Teresópolis, com o Diretor geral Paulo Ribeiro e o Secretário de Saúde Antônio Henrique Vasconcellos.
Com um formato diferente de reuniões do tipo, onde cada prestador pode expor suas dificuldades, entretanto, com propostas de cenários adversos, a cada explanação, os gestores deveriam situar como cada unidade poderia contribuir para as inúmeras dificuldades de acesso a determinados procedimentos e atendimentos. Segundo o CREMERJ, o objetivo do Conselho é reunir o máximo de informações sobre a situação atual de financiamento da saúde no município, para que o conselho atue no sentido pressionar o Executivo municipal a cumprir suas obrigações, repassando os recursos contratuais para que hospitais e outras unidades de saúde funcionem dentro da normalidade, mas também que possa buscar o investimento das unidades em sua infraestrutura de atendimento. “Sem financiamento, os médicos, os hospitais e toda a rede contratada não têm condições adequadas de trabalho. Vemos as estruturas sendo sucateadas e a qualidade do atendimento caindo. A população duplicou de tamanho e existe grande carência de leitos”, afirmou Romualdo Barboza Gama na abertura da mesa de debates.
A notícia da assinatura do Plano Operativo Anual 2019 com os Hospitais das Clínicas de Teresópolis e a Beneficência Portuguesa e o documento referente ao Hospital São José já em fase de avaliação pelo Conselho Municipal de Saúde, também ganhou os debates. O documento define metas de qualidade e de atendimento aos pacientes do SUS pelas instituições que prestam serviços hospitalares e trouxe entre as novidades deste ano a valorização da Beneficência Portuguesa, que teve um aumento do número de cirurgias ofertadas à população, inclusive ortopédicas. “Foram mantidos os atendimentos de maternidade, clínica médica e as internação de longa permanência. E aumentaram o número de cirurgias e de consultas, inclusive de ortopedia de baixa complexidade. O centro cirúrgico está sendo reestruturado para a prestação desse novo serviço”, explicou Paulo Ribeiro, Diretor da unidade que ainda complementou: ”O POA coloca a Beneficência em lugar de maior importância no sistema de saúde. Houve um aumento grande nos nossos serviços e responsabilidade, com a contratação de cirurgias ortopédicas de baixa complexidade, ginecológicas e urológicas. E num segundo ponto, a entrada de urgência e emergência de ortopedia indo da UPA para a Beneficência, o que nos acarreta uma modificação estrutural muito grande. Acredito que em março estejamos com toda equipe de ortopedia no hospital”, comentou.
Já para a médica Rosane Rodrigues, Diretora Geral do HCT, o momento é mesmo diferenciado, inclusive para a instituição que inaugura novidades importantes para o atendimento no município neste mês de março. “O nosso novo centro de Maternidade terá como um dos grandes diferenciais a unidade de UTI Neonatal, que por conta da parceria firmada com a Perinatal, já chegará a cidade com vagas nesta unidade para os pacientes SUS. Todo o novo empreendimento foi pensado em oferecer para a cidade uma ampliação considerável em uma das áreas de maior déficit do sistema público. Como um Hospital escola entendemos que é necessidade da instituição investir sempre, mas como entidade de ensino também entendemos que não podemos assumir todo o financiamento da área de saúde sob nossos ombros como acontecia num passado recente. Se cada um que está aqui hoje fizer a sua parte, teremos um atendimento de qualidade para o cidadão teresopolitano”, explica Rosane.
A Diretora Executiva do Hospital São José, Daniela Weber explicou em sua explanação como a unidade já começa o ano de 2019 com uma série de novidades e conquistas para o teresopolitano. São novos procedimentos, setores inteiros reformulados e uma gama de novos procedimentos chegando ao já importante leque de opções oferecidos atualmente. “Entre as nossa maiores novidades está a inauguração de um novo setor de Oncologia, novos espaços de convívio para a classe médica, a retomada dos atendimentos para clientes UNIMED e a recém anunciada construção de um setor de Radioterapia, que em breve vai oferecer aos pacientes da unidade o conforto e a segurança de receberem esse atendimento em casa. São três consultórios, dezesseis leitos para terapia por infusão, banheiro para pacientes ostomizados e muito mais. As novas instalações, dentro do complexo principal do HSJ, ainda facilitam o acesso aos demais serviços da Instituição, mas foi um pontapé inicial para novas e ainda mais importantes mudanças”, explica Daniela.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE