Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Histórias da Serra: Tenente-corononel Fábio Gonçalves destaca ajuda

?O comandante do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo (também foi comandante em Teresópolis), Tenente-coronel Fábio Gonçalves, participou dos resgastes da maior tragédia natural sofrida pela Região Serrana, causada pelas fortes chuvas que atingiram a região, há 10 anos. Na época, ele havia sido acionado para atuar em uma ocorrência menor, e ao voltar ao quartel, já foi imediatamente enviado para outros chamados, percebendo então a gravidade da situação. Fábio Gonçalves participou de vários resgates e viu um colega dos bombeiros se tornar uma vítima fatal do desastre. Ele relembrou momentos que nunca mais serão esquecidos e ressaltou a participação ativa dos moradores nas ações.

O comandante do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo (também foi comandante em Teresópolis), Tenente-coronel Fábio Gonçalves, participou dos resgastes da maior tragédia natural sofrida pela Região Serrana, causada pelas fortes chuvas que atingiram a região, há 10 anos. Na época, ele havia sido acionado para atuar em uma ocorrência menor, e ao voltar ao quartel, já foi imediatamente enviado para outros chamados, percebendo então a gravidade da situação. Fábio Gonçalves participou de vários resgates e viu um colega dos bombeiros se tornar uma vítima fatal do desastre. Ele relembrou momentos que nunca mais serão esquecidos e ressaltou a participação ativa dos moradores nas ações.

– Nós não dormimos nos três primeiros dias e o que mais me impressionou foi como a cidade ficou devido à catástrofe e o auxílio que recebemos da população. Desde o primeiro momento, pessoas chegavam no quartel para ajudar. Tivemos 30 equipes, sempre com civis e bombeiros, foi realmente impressionante a quantidade de gente que queria nos ajudar – destacou o comandante.

Desde a tragédia, o Governo do Estado investe em obras de recuperação e de prevenção a desastres na região. Em dezembro, foi lançado o Plano de Contingência para as Chuvas de Verão 2020/2021. O documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas, garantindo a proteção da população, além de reduzir danos e prejuízos.  Além disso, a Secretaria de Defesa Civil conta com o sistema de alerta e alarme por sirenes e o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Após o maior desastre natural do país, a secretaria tem monitorado e emitido alertas sobre as condições meteorológicas e realizado capacitações com as Defesas Civis municipais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE