Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

História de superação vira símbolo do Outubro Rosa

Campanha que destaca a importância da prevenção é veiculada em ônibus e redes sociais

Este mês é dedicado à divulgação de mensagens sobre conscientização e prevenção do câncer de mama, através da mobilização de instituições ao redor do mundo que participam da campanha Outubro Rosa, criada para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Em Teresópolis, a Associação Amigas da Mama atua pelo engajamento a este movimento e em 2019 realiza uma campanha em parceria com a Viação Dedo de Deus com o objetivo de promover não só o alerta, mas principalmente uma mensagem de inspiração através de um grande exemplo de superação. Com o tema “Acredite na sua força”, a campanha é destaque nas redes sociais, trazendo a imagem de Mônica Oliveira de Souza, de 49 anos, que passou por um árduo tratamento até conseguir vencer um câncer. De acordo com ela, a cor rosa simboliza a sua força e o sorriso contagiante que é visto na propaganda demonstra bem como decidiu encarar esta luta: com otimismo e fé.
Há cerca de 4 anos, Mônica foi diagnosticada com leucemia e teve que passar por uma verdadeira guerra, desde a conquista de uma vaga para internação para depois enfrentar duras sessões de quimioterapia e até mesmo uma infecção já na fase final do tratamento. Diante de tantas adversidades, ela não desistiu de ser forte até vencer a luta contra a doença.
“Mesmo tristes e preocupados, meus familiares, amigos do vôlei e amigos da caminhada de Emaús não mediram esforços para me ver bem e feliz e meus filhos que passando por toda a tribulação longe da mãe, foram guerreiros junto a amigos e muitas pessoas em oração por minha recuperação. Em 5 de novembro de 2016 foi a última sessão de quimioterapia do ano, porém depois ter passado por tudo com cabeça erguida e a força de todos, veio uma infecção e fiquei internada bem na semana de meu aniversário. Não vou negar que aí bateu uma tristeza breve, pois não me permiti ficar triste pois já havia chegado até ali. Com a bênção de Deus, tudo passou e eu voltei para casa”, conta Mônica.

Exemplo de coragem
Para Mônica, a determinação e a alegria de viver foram fundamentais para superar as etapas mais difíceis e agora ela quer passar uma mensagem positiva tanto para as mulheres que ainda não se preocupam com a prevenção, como também para aquelas que vivem um momento tão delicado de passar pelo tratamento.
“Hoje digo a todos: agradeço a Deus por ter me permitido ter a leucemia, pois me abriu os olhos para o mundo lindo que me rodeava, de como valorizar pequenas coisas! Só venho agradecer tudo isto que vem acontecendo em minha vida, de ter a oportunidade de mostrar para pessoas que ter um dia de sol ou de chuva e, com um lindo sorriso, agradecer a Deus. Agradeço por Ele me permitir estar aqui mostrando como é bom viver bem e nada de coisas pequenas para nos preocupar”, afirma.

Caminhada
A Associação Amigas da Mama de Teresópolis vai realizar no próximo dia 27 a já tradicional caminhada do Outubro Rosa e está com inscrições para quem quer participar e adquirir a camisa criada para o evento. Mesmo quem não se inscrever também poderá participar do evento. O objetivo é buscar maior visibilidade para a luta em favor de conseguir mais direitos para os pacientes com câncer.
Que quiser entrar em contato para informações sobre as atividades da entidade, pode entrar em contato pelo telefone 2643-0629 ou pelas redes sociais.

Importância do Outubro Rosa
Estima-se que em todo o Brasil quase 60 mil casos de câncer de mama serão diagnosticados ao longo de 2019. Segundo informações do Inca, este é o tipo de câncer mais frequente em mulheres da região Sudeste. Desde a década de 1990, a campanha mundial Outubro Rosa é referência para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Neste período também que marcas e empresários se engajam para divulgar o alerta e ajudar pacientes em tratamento.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE