ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Hemonúcleo Teresópolis precisa urgentemente de doadores

Data: 13/07/2020

Atualmente, o estoque é considerado crítico para quatro tipos sanguíneos. Para doar, basta agendar o atendimento - Marcello Medeiros ? Arquivo O Diário

Em tempos de isolamento social e recomendação à população de ficar em casa, um serviço que acaba sendo afetado é a coleta de sangue do Hemonúcleo Municipal e, por conta disso, a Secretaria de Municipal de Saúde faz um apelo à população para que as doações continuem ocorrendo. Atualmente, o estoque é considerado crítico para quatro tipos sanguíneos: A-, B+, B- e AB-. Já há sinal de alerta para O- e, nos casos de A+, AB+ e O+ a reserva é considerada satisfatória. Porém, mesmo assim, os portadores desses tipos de sangue também são muito bem vindos.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o atendimento teve que sofrer alguns ajustes. Para garantir a segurança dos doadores, o serviço agora é realizado somente após um agendamento com o objetivo de reduzir ao máximo o número de pessoas na sala de espera da unidade. Com isso, foram disponibilizados canais exclusivos para que os a população possa entrar em contato e prestar este importante ato de solidariedade. Para contribuir com o próximo basta entrar em contato com os números (21) 3641-5872 e (21) 99065-2468. O Hemonúcleo de Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, no anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Quem pode doar
Para doar é necessário ter entre 16 e 65 anos, peso superior a 50kg. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Para realizar a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido gordura nas últimas três horas antes da doação, ter dormido ao menos quatro horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.

Tipos sanguíneos e fator Rh
Sangue tipo A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
Sangue tipo B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Sangue tipo AB: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, que pode receber sangue de pessoas de todos os tipos;
Sangue tipo O: é conhecido como o dador universal é um dos tipos mais comum, que contém anticorpos A e B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O;
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. 
Além do tipo A, B, AB ou O, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aulas presenciais voltam quarta-feira, dia 12

Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Secretaria de Saúde finaliza entrega de mais uma remessa de vacinas

Butantan entregou hoje mais 2 milhões de doses de vacina CoronaVac

Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir de hoje

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy