Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hemonúcleo cria agendamento para doações de sangue

Marcação por telefone ou mensagem tem o objetivo de evitar aglomeração na sala de espera

Em tempos de isolamento social e recomendação à população de ficar em casa, um serviço que acaba sendo afetado é a coleta de sangue do Hemonúcleo Municipal e por conta disso está sendo feito um chamado pela Secretaria de Municipal de Saúde para que as doações continuem ocorrendo. O atendimento teve que sofrer ajustes para adequação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, mas não paralisou a coleta, já que o consumo de sangue nos serviços de saúde é diário e contínuo. 
Para garantir a segurança dos doadores, o atendimento agora é realizado somente após um agendamento, visando reduzir ao máximo o número de pessoas na sala de espera da unidade. Com isso, foram disponibilizados canais exclusivos para que os a população possa entrar em contato e prestar este importante ato de solidariedade.
De acordo com o Hemonúcleo de Teresópolis, com o sistema de agendamento de doação de sangue e também pelo atendimento da demanda livre, a coleta diária é constante, com uma média de oito coletas por dia. Os tipos de sangue negativo são mais solicitados, como o O-, que é universal. Ressaltando-se que as doações de quaisquer tipos sanguíneos são necessárias para manter o estoque regular, a fim de atender as cirurgias de emergência e também vítimas de acidentes.
A unidade agenda 2 doadores por dia, por meio de telefone fixo e WhatsApp, além de colher material dos doadores não agendados, com horário mínimo de 30 minutos de intervalo entre os atendimentos.
Quanto às pessoas com sintomas de resfriado ou gripe, o Hemonúcleo não faz a captação do sangue e orienta que busquem atendimento no Ginásio Pedrão. Além disso, caso o doador apresente sintomas após a coleta do material, até 14 dias após a doação, ele deve comunicar tais sintomas ao posto de coleta.

Como agendar a doação
Visando à segurança dos doadores, a coleta de sangue pode ser agendada pelos telefones (21) 3641-5872 e (21) 99065-2468. O Hemonúcleo de Teresópolis fica na Rua Francisco Sá, 299, no anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta, das 8h às 12h.
LEGENDA

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE