ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

HCTCO inicia novo serviço de hemodinâmica e cirurgia cardíaca

Data: 05/07/2021

Um grande investimento está acontecendo no parque tecnológico e a estratégia é avançar na Alta Complexidade. A Hemodinâmica e a Cirurgia Cardíaca são um dos muitos projetos que estão na pauta da Instituição

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) anuncia que, a partir de agosto, iniciará a prestação de serviços em procedimentos de cirurgia cardíaca e hemodinâmica, que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto. Até então, os pacientes de Teresópolis eram encaminhados para outras cidades para realizar esses procedimentos, já que na cidade ainda não havia infraestrutura, equipe especialista e equipamentos necessários.
O HCTCO está em franca expansão e se tornará um Complexo Hospitalar referência na Região Serrana. Novas estruturas foram construídas e reformas foram realizadas. Um grande investimento está acontecendo no parque tecnológico e a estratégia é avançar na Alta Complexidade. A Hemodinâmica e a Cirurgia Cardíaca são um dos muitos projetos que estão na pauta da Instituição.  “O novo equipamento é um ganho para todos: para os profissionais da cidade, que agora dispõem de infraestrutura para realizar procedimentos nas áreas da cardiologia, da cirurgia vascular e da neurologia, e para os pacientes que poderão ser atendidos aqui mesmo, em Teresópolis, com todo o conforto e a infraestrutura de ponta que o HCTCO oferece”, explica Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO.
Com o novo equipamento, as intervenções diagnósticas serão variadas. “No campo da cardiologia, da neurocirurgia e da cirurgia vascular, serão realizados exames diagnósticos como o cateterismo cardíaco e as intervenções terapêuticas: implante de stents, implante de válvulas cardíacas por cateter, implante de próteses para o tratamento das doenças congênitas e estruturais, embolização de malformações arteriovenosas, tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) etc. Os procedimentos de implante de stents em vasos cerebrais e nos membros inferiores também serão realizados”, afirma o Dr. Daniel Peralta, médico responsável pelo serviço de hemodinâmica do HCTCO. Dr. Peralta é cardiologista e cardiologista intervencionista formado pela UERJ, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coordenador do Serviço de Cardiopatia Estrutural e Congênita do Hospital dos Servidores do Estado – RJ.

Cirurgia cardíaca
O HCTCO iniciará também o serviço de cirurgia cardíaca, no mesmo momento dos serviços de hemodinâmica. O coordenador da equipe será o Dr. Joaquim Henrique de Souza Aguiar Coutinho, mestre em Ciências Médicas pela UERJ e chefe do serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). “Vamos inaugurar também a Unidade de Tratamento Cardiointensivo com dez leitos, dezesseis novos leitos de UTI adulto, ampliar o Serviço de Ecocardiografia com a realização de Ecocardiograma transesofágico e a Educação Continuada das equipes para o atendimento a pacientes cardiológicos na urgência e emergência”, antecipa Dra. Rosane. 
Inicialmente, os serviços de hemodinâmica estarão disponíveis para pacientes particulares, o hospital está em negociação com as operadoras de saúde. O objetivo é que os pacientes do Sistema Único de Saúde também sejam atendidos, para isso, o HCTCO aguarda a habilitação e o credenciamento junto ao SUS através da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tribunal de Contas do Estado aponta para rombo financeiro na prefeitura

COPBEA tem mais de 80% de resolução das denúncias de maus tratos a animais

Piso da Casa de Cultura é recuperado para aulas de dança

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Pescado: Comerciantes locais atentam para cuidados com origem do produto

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy