ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

HCTCO inaugura serviços de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca

Data: 04/08/2021

O evento contou com a presença dos diretores do hospital, de membros do Conselho da Feso, de membros da direção do Unifeso, do prefeito Vinicius Claussen e do vice Ari Boulanger, além da equipe médica e de médicos convidados - Divulgação Unifeso

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) fez o lançamento no dia 29 de julho, dos novos serviços de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca em cerimônia com restrição de público, respeitando as normas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. O evento contou com a presença dos diretores do hospital; de membros do Conselho da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso); de membros da direção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso); do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen; do vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger; além da equipe médica e de médicos convidados.
A partir deste mês, serão oferecidos na unidade hospitalar procedimentos de hemodinâmica, que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto. Até então, os pacientes de Teresópolis eram encaminhados para outras cidades para realizar esses procedimentos, já que na cidade ainda não havia infraestrutura, equipe especialista e o equipamento necessário.
O HCTCO iniciará também o serviço de cirurgia cardíaca, no mesmo momento dos serviços de hemodinâmica. "O dia de hoje traz uma nova etapa muito importante para o hospital e para Teresópolis. O HCTCO está em franca expansão para se tornar um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado. Avançamos muito nos últimos anos, quem conhece o hospital se surpreende com todas as transformações, principalmente na estrutura física, com o cuidado de manter e melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento prestado. Hoje inauguramos mais um capítulo na nossa história: a excelência em cardiologia. Vamos avançar em procedimentos ainda não realizados no município e alguns ainda não realizados na Região Serrana", declarou a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO.
O Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, presidente da Feso, lembrou os investimentos e as melhorias que têm sido feitas para transformar o HCTCO em um hospital referência em alta complexidade. "Há dois anos estávamos inaugurando o prédio da maternidade. De lá para cá, modernizamos a urgência e emergência do hospital, construímos consultórios, área de repouso com dez leitos, além da sala de estabilização para pacientes graves. Nossa internação particular/convênio foi ampliada para 41 leitos, mais 11 leitos day clinic. Novos quartos com instalações diferenciadas também foram construídos. Investimentos foram realizados nas reformas e modernizações das enfermarias e nos blocos cirúrgicos e clínicos destinados aos usuários do SUS. A pediatria também foi toda reformada, conta agora com nova decoração, refeitório próprio e brinquedoteca. Dispomos de dois Centros de Terapia Intensiva, com 26 leitos no total, e um Centro Cardiointensivo com dez leitos. No momento, estamos construindo um novo prédio para exames e um amplo e confortável centro de estudos e espaço de convivência para os nossos alunos", contou.
Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso, lembrou que o início dos serviços de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca vão beneficiar também os estudantes. "A área acadêmica comemora demais, porque o hospital crescer e se qualificar significa a qualificação dos nossos estudantes também. A partir de agora vamos conseguir atender pacientes de uma especialidade em que o tempo é fundamental para definir o prognóstico, a sobrevida e a qualidade de vida. É oportuno dizer como é importante ter uma instituição como a Feso em Teresópolis, uma fundação que nasceu na cidade, que tem uma responsabilidade social enorme com o município. Estamos aqui para a cidade se desenvolver junto com a gente", disse.

Tratamento específico
O Dr. Joaquim Coutinho, coordenador da equipe de Cirurgia Cardíaca do HCTCO, participou do processo de implantação do novo serviço desde o início. "Tenho uma sensação de orgulho de ter participado de todo o processo, por isso, estar aqui me deixa muito feliz. Acredito que os transplantes venham a ser o próximo passo deste grandioso projeto", adiantou. Já o Dr. Daniel Peralta, coordenador da equipe de hemodinâmica do HCTCO, disse que veio do Rio de Janeiro com a missão de ofertar qualidade de vida ao paciente cardiológico da região: "a hemodinâmica é a especialidade da cardiologia que se destina ao diagnóstico de múltiplas cardiopatias, bem como de seus tratamentos. Trata-se de uma especialidade cuja finalidade é auxiliar no diagnóstico, propondo tratamentos específicos que visam antecipar os quadros de maior gravidade. Lidamos com a linha tênue entre a vida e a morte. Para que a saúde do coração se mantenha preservada é exigido cuidado e amor à profissão. Meu comprometimento não é só com esta instituição que me acolheu, mas com a cidade de Teresópolis".

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Covid-19: mais 2,2 milhões de doses da Pfizer chegam a Viracopos

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos

ONS informa que "apagão" não tem relação com crise hídrica

Tribunal de Contas do Estado aponta para rombo financeiro na prefeitura

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy