Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Águias preparam ação de apoio emergencial no Vale da Revolta

Base de Controle e Apoio será instalada na comunidade para atuar na prevenção de riscos e auxiliar na resposta às emergências.

Marcello Medeiros

O grupo Padrão Águias da Aventura Objetiva, instituição que há 30 anos realiza trabalhos na área ambiental no município, se prepara para atuar em apoio a possíveis problemas gerados no período de chuvas fortes em uma das comunidades com maior registro de deslizamentos de terra nos últimos anos, o Vale da Revolta. Representantes dos Águias e o Presidente da Associação de Moradores daquele bairro, Judas Tadeu, se reuniram para discutir estratégias de atuação na comunidade em períodos críticos de intensas chuvas. As ações fazem parte do plano de aplicação da Operação Verão, instituída pela organização com o objetivo de auxiliar as forças públicas e comunidades para a redução de riscos a desastres e no controle de ordem dos abrigos de proteção. “Os Águias vêm trabalhando no auxílio às emergências no Vale da Revolta nos últimos seis anos, cumprindo plantões de permanência para a segurança estrutural, orientação técnica, auxilio imediato para a evacuação de áreas instáveis e suporte operacional, além de permanente trabalho preventivo e de orientação técnica”, explica Cleiton Pimentel, Mestre dos Águias.

A Operação Verão versão 2017/2018 será organizada com a instalação de Base de Controle e Apoio em locais mais vulneráveis que necessitarem de auxílio imediato. Com a BCA as equipes que ficarão de plantão poderão dar maior estrutura de apoio e principalmente no controle de ordem e constante vigilância dos locais de potenciais riscos iminentes e em áreas de estruturas colapsadas, além de estabelecerem um canal direto para orientação e suporte ao gabinete de gerenciamento de crise na base de comando do Padrão Águias.
O Presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio destaca a participação e o grande apoio que o Padrão Águias vem desempenhando na comunidade nos últimos anos, ressalta ainda a importância da organização para o controle e decisões firmes, o que facilita as ações nas situações de emergências em que há a necessidade de conhecimentos técnicos e de preparação operacional que são peculiares dos expedicionistas. “Sabemos das dificuldades encontradas no período das chuvas e agradecemos o empenho dos Águias para tornar mais tranquila a administração nas situações de crise quando o desastre se instala”, disse.

Organização e parcerias
O Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, que assumiu recentemente o comando do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos (GEBS) do Padrão Águias reforça a necessidade das comunidades se organizarem para o enfrentamento das situações vulneráveis e enaltece a organização da Associação do Vale da Revolta, sempre preocupada em dar maior segurança aos seus moradores. Bernardo já atuou no comando tático e estratégico em períodos críticos de chuvas naquele bairro e sabe a importância de se fazer um trabalho de prevenção permanente. “Agradeço ao Judas Tadeu pelo respeito e confiança ao trabalho dos Águias e friso a importância de se pactuar parcerias para a consecução de bons resultados para uma comunidade mais segura”, completa Cleiton Pimentel. 

CRÉDITO E LEGENDAS

 

3
Equipe de Intervenção e Resposta a Emergência na comunidade do Vale da Revolta em 2016

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE