Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal tem média de 500 multas de trânsito por mês

Estacionamento em local proibido continua sendo infração mais comum no município

Quarta-feira, 17h30. Um ônibus da Viação Teresópolis fica impedido de seguir para a garagem da empresa porquê três motoristas pararam seus veículos dentro da curva, em local devidamente sinalizado, no cruzamento das Ruas Rui Barbosa e Carmela Dutra, bem perto da prefeitura. Essa cena tem se repetido com frequência nesse lugar e em diversos pontos do município, com o estacionamento irregular atrapalhando a passagem de outros veículos e também de pedestres. E, com o frequente desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, a Guarda Civil Municipal tem se desdobrado para atender a tantos chamados. De acordo com dados divulgados pelo Detran.RJ, somente nos cinco primeiros meses do ano foram aplicadas 2.501 multas, uma média de 500 por cada período. E tal número poderia ser ainda maior não fosse a pandemia da Covid-19, situação que obrigou a corporação a deslocar boa parte da sua equipe para trabalhar em diversos outros setores relacionados à crise sanitária. Em 2019, por exemplo, entre janeiro e maio foram aplicadas 4.253 multas no município, subindo a média/mês para 850.
Em fevereiro passado, conversamos com o Gil Wellington, comandante da Guarda Civil Municipal, que relatou o esforço contínuo tentar inibir esse tipo de problema.  “Hoje temos um sistema desde 2020 em que registramos tudo para fazer um estudo. O nosso setor de estatística verifica onde estão as infrações, os bairros que precisam de mais atenção. A gente faz a estatística para poder tentar solucionar os problemas. A gente dá suporte, fiscaliza e entende que o fluxo de carros tem que andar na cidade, mas também o pedestre tem que ser respeitado, poder andar pela calçada, com o carrinho de bebê, o cadeirante, então a Secretaria de Segurança está atenta a isso. Então a população pode ter calma que estamos trabalhando para melhorar a fluidez e a mobilidade urbana”, explicou.
Wellington destaca que o trabalho deverá ser aprimorado com o auxílio deste trabalho de registro de dados para basear as ações de fiscalização de trânsito, ressaltando que o objetivo não é multar ou rebocar, mas obter uma conduta correta de todos os motoristas. “O prefeito e o secretário sempre pedem para termos bom senso, primeiro tentar o diálogo antes de notificar, mas infelizmente tem hora que é necessário notificar. Se fossemos agir rigorosamente, precisaríamos de 3 ou 4 reboques para dar conta. Carro sobre calçada, por exemplo, cabe remoção e notificação, só que cabe o bom senso de tentar tirar e se não atrapalhar o pedestre, a gente apenas notifica. O reboque é o último recurso”, explicou.

Cada vez mais gente e mais carros
Com o crescimento populacional e principalmente o inchaço do trânsito com o grande número de veículos circulantes no município, os agentes da GCM não conseguem estar em todos os locais onde ocorrem os problemas, mas agora contam com mais um canal de comunicação para que a população possa contribuir com denúncias: “Hoje temos a lei federal da s Guardas Municipais que trouxe um dispositivo muito bom para a população que é o 153, número de telefone que  é gratuito e a Guarda atende 24 horas por dia. Quem tiver qualquer problema envolvendo trânsito em Teresópolis é só ligar para o 153”.

MULTAS NOS PRIMEIROS MESES DO ANO *

2021
JANEIRO – 785
FEVEREIRO – 584
MARÇO – 305
ABRIL – 341
MAIO – 486
Total 2.501

2020
JANEIRO – 318
FEVEREIRO – 301
MARÇO – 484
ABRIL – 242
MAIO – 334
Total 1.697

2019
JANEIRO – 585
FEVEREIRO – 845
MARÇO – 759
ABRIL – 920
MAIO – 1.144
Total 4.253

* Dados divulgados pelo Setor de Estatísticas do Detran.RJ.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

Escolas da rede municipal vão receber cineclube itinerante

Celebrando o Dia do Agente de Viagens

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE