Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal intensifica ações de fiscalização no trânsito

Com agentes deslocados para outras funções, aumentou número de irregularidades

Com as medidas restritivas aplicadas nos últimos meses, o número de veículos em circulação diminuiu. Porém, curiosamente, tem ido no sentido contrário o número de irregularidades cometidas por motoristas no trânsito de Teresópolis – talvez “se aproveitando” que a maior parte dos agentes da Guarda Civil Municipal foi deslocada para ajudar em ações de fiscalização ao novo coronavírus. Uso de celular ao volante, estacionamento em esquinas ou calçadas, excesso de velocidade, travessias pelo Canteiro Central, entre outras, têm sido vistas com frequência, em vários horários. Por conta dessa ampliação dos atos de desrespeito, e muitas vezes irresponsáveis, como cruzar um sinal vermelho em alta velocidade, a GCM retomou esta semana as ações de fiscalização no trânsito, notificando e removendo veículos estacionados de forma irregular para o Depósito Público Municipal. “Apesar do momento difícil, é necessário que sejam obedecidas as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de melhor organizar a circulação, tanto para veículos quanto para pedestres”, divulgou a corporação em sua página na rede social Facebook.
A medida foi bastante elogiada. “Eu sei que os senhores estão super atarefados, mas precisamos de uma atenção nos pontos de ônibus do centro, muitos carros e até caminhões estão estacionando nos pontos, obrigando a nós motoristas de ônibus a parar de maneira incorreta, aumentando o risco dos passageiros e de acidentes, obrigado”, publicou Vitor Gomes. “Eita lugarzinho pra ter barbeiros e barbeiras é Teresópolis! Gente que parece que nunca leu o CTB pra tirar CNH. A guarda não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso se aproveitam pra atrapalhar a vida de quem anda certo”, comentou o internauta Rafael Guimarães. “Sem dúvida alguma, precisamos de ordem nas ruas. Parabéns!”, enfatizou Cláudia Matheus, também na página da GCM.

Ações de combate ao coronavírus
Além da fiscalização de trânsito, da vigilância dos prédios públicos e do apoio às forças de segurança, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desde o mês de março a Guarda Civil Municipal (GCM) atua em ações de combate ao Covid-19. Entre elas, abordagens de veículos nas barreiras montadas nos acessos a Teresópolis, no cadastro de motoristas de veículos por aplicativos e em rondas em ruas e praças para evitar aglomeração. As pessoas abordadas são orientadas sobre as medidas restritivas em vigor para conter o contágio pelo novo coronavírus. De acordo com relatório da corporação, só em maio foram registradas 18.352 ocorrências. “Seguindo as determinações do Gabinete de Crise e atendendo os decretos municipais, a GCM atua na linha de frente, em benefício da população. Nosso efetivo vem trabalhando em plantões de 24 horas, sete dias por semana, de forma individual ou em conjunto com outros órgãos de segurança”, relata Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública. Confira as ocorrências:
Barreiras – média de abordagens: 1° Semana: 3.100. 2° Semana: 3.183. 3° Semana: 2.200. 4° Semana: 2.340. Total: 10.823. Barreiras – média de veículos impedidos de entrar no município: 1° Semana: 200. 2° Semana: 245. 3° Semana: 160. 4° Semana: 142. Total: 747. Operação Covid-19 – Média de abordagem a partir do dia 15/05/2020: 3° Semana: 3.150. 4° Semana: 2.772. Total: 5.922. Veículos de aplicativos cadastrados: 1° Semana: 8. 2° Semana: 12. 3° Semana: 190. 4° Semana: 169. Total: 379. Notificações: 1° Semana: 187. 2° Semana: 115. 3° Semana: 43. 4° Semana: 39. Total: 384. Abordagens da GCM em ruas e praças: 1° Semana: 12.  2° Semana: 19. 3° Semana: 23. 4° Semana: 28. Total: 82. Outras ocorrências: 15. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE