Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guarda Municipal educa motoristas do futuro

Campanha ensina noções de trânsito e respeito para os pequenos teresopolitanos

Marcello Medeiros

Estacionamento em fila dupla e no meio da passagem, avanço de sinal, quatro rodas em cima da calçada, pedestres atravessando fora da faixa… São muitos exemplos de desrespeito no trânsito teresopolitano diariamente. Se for cumprido a rigor o que está previsto no Código Brasileiro de Trânsito, vai faltar lugar no depósito público municipal, em Três Córregos, e sobrar dinheiro com a arrecadação de multas. Além de fiscalizar tais situações – dentro da sua capacidade operacional – a secretaria municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal, também está investindo em educação para tentar diminuir esse tipo de ocorrência no futuro. Desdobramento do projeto Ronda Escolar, teve início a campanha “Legal é ser legal no trânsito”, onde agentes da corporação visita os estabelecimentos de ensino para falar sobre o trânsito para as crianças da educação infantil. A primeira turminha a ser visitada pela equipe da GM foi a da creche municipal Começando a Viver, no bairro do Alto. Os pequenos pedestres, e futuros motoristas, passaram por uma manhã de aprendizado e brincadeiras ensinando a respeitar tão importantes normas, como atravessar na faixa. Além de levarem essas informações para a vida, meninos e meninas também passam a ser fiscais dos papais e mamães motoristas.
O investimento na Ronda Escolar é um dos grandes trabalhos da secretaria municipal de Segurança Pública nos últimos anos. Em maio passado, por exemplo, agentes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis e de Guapimirim participaram de Curso de Formação e Especialização em Ronda Escolar ministrado pela Guarda de São Gonçalo, trabalho que reuniu também professoras da Rede Municipal de Ensino e conselheiras tutelares. 
Para o secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marcos Antônio da Luz, a proposta é oferecer conhecimento para os agentes sobre como agir e instruir dentro do ambiente escolar. “A Ronda Escolar precisa exatamente desse tipo de instrução, pois o público que ela alcança vai disseminar uma ideia boa ou ruim, vai depender do que eles aprenderam. O primeiro momento da nossa Guarda é esse: Ter conhecimento. E é isso que estamos trazendo para os nossos agentes”, explicou.
Ministrada pela equipe de instrutores Andrea Maria da Silva Rosa, coordenadora da Ronda Escolar de São Gonçalo, Edésio da Rosa Nascimento, Márcio da Silva Mattos e Sabrina Xavier Pinheiro, a capacitação abordou temas como o sistema de segurança pública no Brasil, estatuto da criança e do adolescente, direitos humanos, procedimentos da Ronda Escolar, entre outros. 
Marcio Mattos, Guarda Municipal de São Gonçalo e um dos instrutores do curso, explicou que após a conclusão da parte teórica, a Guarda Municipal de Teresópolis e de Guapimirim irão iniciar a parte prática da capacitação. “Ao término da parte teórica, nós convidamos as cidades a irem a São Gonçalo para fazer a parte prática, com tudo que desenvolvemos nas escolas, como teatro de fantoche, instrução prática de trânsito, as palestras que também desenvolvemos em sala de aula e um dia de policiamento escolar”, pontuou. 
Uma das alunas do Curso de Formação e Especialização em Ronda Escolar, Jania Gonçalves destacou a importância dessa qualificação. “Essa é a nossa preocupação: ter agentes capacitados para melhor atender a nossa população de Teresópolis”. 
No total, 13 pessoas se formaram no Curso de Especialização em Ronda Escolar: 5 Guardas Civis Municipais de Teresópolis (Alessandra Carreiro da Graça, Cilea Bandeira Teixeira, Jania Gonçalves, Luciana Moreira Monerat de Oliveira Branco e Michel Santana Garcia), 4 Guardas Civil Municipais de Guapimirim (Driele Dias Pereira, Felipe Braga Oliveira, Gabriel da Fonseca de Oliveira Mattos e Rodrigo Otávio Guidna da Silva Lotufo), 2 conselheiras tutelares (Renata Coelho e Tatiana Oliveira Abreu Charles) e 2 professoras (Alexia Azevedo Quintanilha e Barbara Carreiro Rodrigues de Barros).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE