Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guapimirim inaugura primeiro Centro de Neuropsiquiatria Infantojuvenil da região

Espaço oferece atendimentos especializados e multidisciplinares para crianças e adolescentes

Para dar início às comemorações dos 29 anos de emancipação, a Prefeitura de Guapimirim inaugurou o primeiro Centro Integrado de Neuropsiquiatria Infantojuvenil da região, com a presença de mais de 500 pessoas. O Centro é um grande passo para uma guinada na qualidade da Saúde do município. Sendo o primeiro na região, o espaço oferece atendimentos especializados e multidisciplinares para crianças e adolescentes que tenham comprometimentos mentais e neurológicos ou problemas psiquiátricos e comportamentais. A equipe escolhida para atuar no local é multidisciplinar e conta com neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicólogo infantil e psiquiatra, que estão empenhados em proporcionar o melhor para os munícipes.
O espaço do Centro Integrado é bem amplo. Possui quatro consultórios para atendimento — sendo um destinado à assistência de pacientes vítimas de violência — uma sala de espera com decoração lúdica, um espaço multissensorial, canteiros, banheiros com acessibilidade, recepção e uma área externa para recreação. “Não tínhamos local especializado para atender as crianças e adolescentes da nossa cidade. Pensando nisso, buscamos algo que pudesse integrar saúde e educação para proporcionar um diagnóstico mais rápido e poder trabalhar de forma multidisciplinar. Por isso a inauguração desse espaço é tão importante. Isso é um sonho realizado, que vai mudar a vida de muitas famílias”, afirmou Flaviane Babick, Coordenadora da Saúde Mental do município.
Estima-se que, em seis meses, aproximadamente, quatro mil pacientes já estarão com seus tratamentos em andamento. Para Cecília Pais, Secretária de Educação, o segredo de uma gestão atuante está na base sólida, na qual o Governo se encontra. “É com muito orgulho que estamos iniciando esse trabalho. Mesmo com todas as dificuldades, que a cidade está passando, poder entregar esse espaço é a realização de sonho. Almejamos muitas coisas e o nosso esforço em proporcionar o melhor, pode ser observado nesse espaço”, completou Cecília.
“Nesse ano, já vivemos fatos inéditos, como o programa de Castração Animal, a inauguração da Moradia Assistida com cuidadores, e, agora a abertura desse Centro Integrado de Neuropsiquiatria Infantojuvenil, que vai possibilitar diagnósticos precoces e tratamentos adequados. Também temos atendimentos de qualidade em outros seguimentos e buscamos melhorar a cada dia. Ainda vamos fazer muito por essa cidade”, destacou o Secretário de Saúde, Dr. Roberto Petto.
Representando o Poder Legislativo, Pitter Silva, Presidente da Câmara de Vereadores, falou sobre a importância desse novo espaço para os moradores da cidade. “Estamos indo na contramão de outros municípios, e avançando bastante. A inauguração desse Centro Integrado mostra o respeito e o cuidado desta gestão com os munícipes. É crucial tratarmos todas as pessoas com dignidade e humanidade”, acrescentou Pitter.
O Prefeito Zelito Tringuelê também esteve presente na inauguração e agradeceu o comprometimento de todos os setores envolvidos. Emocionado, o Prefeito ainda falou sobre essa importante conquista para a cidade. “A cada dia que passa, percebo que estamos no caminho certo. Este é mais do que um equipamento público, é um lugar onde, pais e responsáveis terão apoio, cuidado e orientação dos melhores profissionais da área para o desenvolvimento de seus familiares. Com isso, Guapimirim está se tornando uma cidade modelo”, disse Zelito.  O Centro Integrado de Neuropsiquiatria Infantojuvenil está localizado na Rua João Ferreira de Abreu, nº 237 – Paiol, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE