Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guapimirim é a primeira cidade a receber o Ônibus Lilás em 2020

Assistente social, uma psicóloga e uma advogada prestam atendimento às mulheres

O governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), iniciou nesta quarta-feira (15), pelo município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, suas atividades de prevenção à violência contra a mulher em 2020. Junto com o Ônibus Lilás, que leva atendimento especializado a mulheres em situação de violência, acontece também a Ação Social da SEDSODH, que facilita o acesso à cidadania, com isenção na segunda via de vários documentos. De acordo com a secretária Fernanda Titonel, a previsão é ampliar o atendimento realizado com sucesso ano passado para ajudar a prevenir crimes contra a mulher e feminicídios. As cidades de Cachoeiras de Macacu, Porto Real, Quatis e Rio de Janeiro (Vigário Geral) já estão confirmadas no roteiro do Ônibus Lilás em janeiro.  – Em 2019, reativamos nossos Ônibus Lilás, levando assistente social, psicólogo e advogado para esclarecer dúvidas e ajudar mulheres em situação de violência em 18 localidades. Somente entre outubro e dezembro foram realizados 83 atendimentos e 161 orientações nessas unidades móveis. Nosso desafio agora é ampliar esse trabalho, garantindo mais apoio não só no enfrentamento, mas também na prevenção – comentou Fernanda.
O balanço das Ações Sociais da SEDSODH também foi positivo em 2019. Foram realizados, de janeiro a dezembro, mais de 102 mil atendimentos nos 14 Centros de Centros de Defesa da Cidadania (CCDCs), representando um aumento de 140% em relação a 2018. As ações sociais itinerantes somaram mais de 15 mil atendimentos, o que significa um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.

Mais sobre os serviços
O Ônibus Lilás oferece o atendimento de uma assistente social, uma psicóloga e uma advogada, que ficam à disposição para esclarecer dúvidas de mulheres vítimas de violência e prestar o atendimento necessário. Os atendimentos são privados e sob sigilo. Já a emissão de documentos realizada nas Ações Sociais contempla a isenção de taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade, das certidões de nascimento, casamento ou óbito e para celebração de casamento ou união estável e averbação em certidões, além da declaração de hipossuficiência e busca para certidões de outros estados.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE