Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guapimirim adere ao projeto “Dezembro Vermelho”

Mês marca a luta contra a AIDS e busca auxiliar no combate do preconceito aos portadores

A Prefeitura de Guapimirim aderiu ao “Dezembro Vermelho”, mês que marca a luta contra a AIDS e busca auxiliar no combate do preconceito que os portadores de HIV — vírus humano de imunodeficiência — sofrem na sociedade por causa da doença. Com isso, a Secretaria de Saúde vai promover também a Semana Municipal de Luta Contra a AIDS. Diversas atividades de promoção e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) serão realizadas na Praça da Emancipação, nos dias 05 e 06, das 08h às 15h. Além disso, para reforçar a importância das discussões sobre as conquistas e os desafios no enfrentamento ao HIV/AIDS, acontecerão ações e rodas de conversa nas unidades de saúde durante o mês todo.
Mesmo a maior parte da população sabendo que a principal forma de contaminação por HIV é o sexo sem camisinha, o número de pessoas contaminadas vem crescendo, principalmente, entre os jovens, o que é alarmante. Para o secretário Municipal de Saúde, Dr. Roberto Petto, falar sobre o combate ao HIV é muito importante. “Sem o diagnóstico precoce, o HIV pode evoluir para a AIDS, doença com tratamento muito eficaz, mas que pode matar se não for identificada ainda no começo”, destacou Petto. “O objetivo das nossas atividades é conscientizar o maior número de pessoas sobre o uso de camisinha nas relações sexuais e a realização de testes rápidos, que detectam algumas ISTs em apenas 30 minutos”, afirmou Sabrina Ribeiro, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Por isso, o uso de preservativo é tão importante. Sem ele, o risco de contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por sífilis, gonorreia e HPV, por exemplo, é muito grande. E com uma IST, as chances de contágio por HIV podem aumentar em 18 vezes. Em todas as Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Guapimirim são oferecidas, gratuitamente, camisinhas femininas e masculinas, gel lubrificante e tratamentos para ISTs. Além disso, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C são realizados. O resultado do exame é sigiloso, seguro e fica pronto rapidamente.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE