Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Água: Hora de começar a economizar ainda mais

Período de estiagem tende a complicar abastecimento na maioria das comunidades

Marcello Medeiros

Moradores de bairros mais altos da cidade, como Morro dos Pinheiros, Vila Muqui, Corta Vento e Rosário, entre outros, reclamaram de desabastecimento de água no último fim de semana, entre a tarde de sexta-feira e o mesmo período de sábado. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, aconteceu um “problema pontual” por conta da falta de energia elétrica nos sistemas de captação e distribuição da empresa, em localidades do Segundo Distrito de Teresópolis. Não cair água nos reservatórios por esses dias, porém, serviu de alerta para um momento que podem viver principalmente moradores dessas e outras comunidades localizadas em pontos mais elevados – situação comum em praticamente todo o município: com o período de estiagem pode haver a necessidade de interrupção para remanejamento no abastecimento como maneira de driblar o volume menor de água no Rio Preto, principal ponto de captação da Cedae, na localidade de Providência. Também segundo relato de funcionários à redação do jornal O Diário de Teresópolis e Diário TV, ainda não é necessário fazer racionamento, mas já evidente a redução na quantidade do precioso líquido na região rural do município.
Apesar da existência de alguns recursos com mananciais de superfície, o principal sistema de abastecimento de Teresópolis é mesmo o Rio Preto. De lá a água é bombeada para Três Córregos, tratada e encaminhada para reservatório na Prata, de onde é distribuída para praticamente todos os bairros do município. Algumas comunidades, como Meudom, Bom Retiro e São Pedro, por exemplo, contam ainda com o manancial de superfície do Jacarandá, na floresta de mesmo nome. Porém, em ambas as situações e outros reservatórios administrados pela Cedae, a situação é praticamente a mesma, ou seja, o atendimento principal vem do interior.
Até alguns anos atrás, o sistema do Rio Preto conseguia atender bem todo o município, com a realização de manobras e encaminhamento de água para comunidades que na maioria dos meses do ano eram atendidas apenas pelos mananciais. Nos períodos mais recentes, porém, com menos chuva e condições climáticas cada vez mais severas, o Rio tem registrado níveis baixíssimos em boa parte do ano. Pouca gente sabe, mas a relação de Bonsucesso com outros bairros acontece porque é naquela região que nasce o essencial rio. Ou seja, se não chover no Terceiro Distrito e, além disso, continuarem acontecendo desmatamentos, queimadas e outras situações prejudiciais ao meio ambiente naquela região, toda Teresópolis pode ser bastante afetada em um futuro não muito distante.

Caleme pode ser reativado
Entre os reservatórios de manancial desativados pela Cedae está a Barragem do Triunfo, bonito espelho d´água no bairro do Caleme que não é utilizado desde 2010. Em fevereiro passado, por conta de temporais, ele voltou a surgir e despertou dois sentimentos nos moradores da região: encanto pela beleza e medo por conta da situação vivida em Brumadinho, Minas Gerais. No segundo caso, a companhia informou que não há nenhum tipo de risco, sendo inclusive a antiga represa fundamental para evitar catástrofe ainda maior na madrugada de 12 de janeiro de 2011 – segurando o grande volume d´água e liberando aos poucos. 
O Triunfo recebe água de pequenos rios que nascem na região da Serra de Petrópolis e descem em direção ao bairro do Caleme. Por muitos anos, a manancial de superfície foi utilizado para atender esse bairro, principalmente, e socorrer comunidades vizinhas quando necessário. “A barragem encontra-se desativada e mantida com as comportas abertas e não mais funciona como barragem de acumulação. A mesma encontra-se vazia. Foi constituído Grupo de Trabalho na companhia para avaliar medidas de segurança a serem adotadas e encontra-se em procedimentos de contratação de consultoria externa especializada para avaliação da barragem”, informou a Assessoria de Comunicação da Cedae no início do ano, explicando ainda sobre a possibilidade de o local voltar a ser utilizado futuramente.

 


De Providência a água é bombeada para Três Córregos, tratada e encaminhada para reservatório na Prata, de onde é distribuída para praticamente todos os bairros do município

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE