Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grupo de Enfrentamento reduz roubo de cargas no Estado

Ações nas principais vias expressas registram resultados positivos

Fernanda Domingues

O Grupo Integrado de Enfrentamento ao Roubo de Cargas (Gierc), da Secretaria de Segurança, é responsável por reduzir este tipo de crime no estado desde outubro do ano passado. Equipes e viaturas do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), além de helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, agora também reforçam o efetivo, principalmente no patrulhamento na Avenida Brasil.

– Toda essa integração, incluindo a iniciativa privada, permite que um maior número de informações relacionadas a este tipo de delito sejam transformadas em ações rápidas. Além do objetivo maior de repressão, buscamos estabelecer campanhas de conscientização junto à população e ao empresariado, enfatizando, por exemplo, que a receptação é crime e mostrando que a população pode agir como aliada no combate ao roubo de cargas – explicou o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Rodrigo Alves.

Instrumentos

No mês de novembro, de acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve redução de 15% no roubo de cargas no Estado do Rio, em comparação ao mesmo mês do ano passado. É o terceiro mês consecutivo que o indicador ficou abaixo do registrado em setembro, outubro e novembro de 2016.

Para o diretor de Segurança do Sindicarga, coronel Venâncio Moura, a ação das forças integradas é positiva.

– Acredito que vamos fechar 2017 (resultado sai em meados de janeiro) com números inferiores ao ano anterior. O fato de analisarmos mês a mês a mancha criminal nos permite criar instrumentos e neutralizar as ações marginais. As forças policiais integradas utilizam o efetivo de forma mais flexível – disse o diretor.

Reuniões do Gierc acontecem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a participação de integrantes das subsecretarias de Comando e Controle e de Inteligência das secretarias de Segurança e da Casa Civil, além da PM, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE