Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Gripe: Teresópolis quer vacinar 50 mil pessoas

Vacinação começa nesta quarta-feira (10). Dia D de mobilização da imunização acontece em 4 de maio

A Campanha Nacional Contra a Influenza começa nesta quarta-feira (10). Teresópolis terá vacinação contra a gripe em todos os postos de saúde, unidades básicas de saúde e PSFs, da cidade e do interior.  A imunização vai até 31 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em Teresópolis, o público-alvo da campanha é de 50.594 pessoas. A meta é imunizar, no mínimo, 90% dessas pessoas. O “Dia D” de mobilização acontece em 4 de maio. Fazem parte do público-alvo crianças (de 6 meses a menos de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da Saúde das redes pública e privada; Gestantes; Puérperas (até 45 dias pós-parto); Idosos com 60 anos ou mais de idade; Professores de escolas públicas e privadas; Povos indígenas; Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais – necessária a prescrição médica; Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Locais de vacinação: PSF Araras, PSF Beira Linha, PSF Granja Guarani, PSF Rosário, PSF Perpétuo, PSF Barra, PSF Pimenteiras, PSF Meudon, PSF Fonte Santa, PSF Quinta-Lebrão, PSF Granja Florestal, CES Várzea, Centro Materno Infantil, PSF Albuquerque, PSF Pessegueiros, UBS Pião, PSF Vargem Grande, PSF Venda Nova, UBS Bonsucesso e UBS Vieira.  

A doença e números no estado
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes. No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Para o lançamento da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizará mais de 14 mil profissionais de saúde nos 92 municípios. As doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 1.845 postos de saúde em todo o Estado. A meta da SES é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo. – A vacina contra a influenza é uma das medidas mais efetivas de prevenção em relação à doença e suas complicações – atesta o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, que convoca a população a se proteger com as doses disponíveis nos postos.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a óbito. Segundo ele, as crianças, as gestantes e os adultos com 60 anos ou mais são os grupos mais vulneráveis, por isso precisam se proteger.  A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos. Em 2019, não ocorreu nenhuma notificação da doença.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE