Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grangiro trouxe mais de mil visitantes para Teresópolis

Foram 300 atletas inscritos e suas equipes, além de entusiastas do ciclismo de estrada

Luiz Bandeira

Neste domingo, 29, a rodovia BR-495, a Teresópolis-Itaipava, foi palco para o Grangiro, prova de “ciclismo road” que provocou a interdição do tráfego de veículos nos dois sentidos da estrada e permitiu que atletas de diversas partes do país disputassem com mais segurança. Além da estrada, algumas ruas do Centro e dos bairros do Alto e Barra do Imbuí, também foram parcialmente interditadas para a passagem dos atletas. Pedro Rego Monteiro, Diretor Executivo da Effect Sports, empresa de marketing esportivo organizadora da prova, falou das interdições que foram amplamente divulgadas nas redes sociais e imprensa local. “Obrigado Teresópolis pela paciência, a gente sabe que afetou o trânsito, afetou a vida de pessoas, a gente é sensível à isso, tentou o máximo pra isso não ser uma questão, a gente sabe que a gente atrapalhou um pouquinho, mas eu acredito, por vários motivos que foi uma boa pra cidade”, justificou.
A prova, que era para não ter público, acabou reunindo bastante gente, segundo estimativa da Effect cerca de mil pessoas fizeram parte do evento entre, staff, familiares, amantes do ciclismo e atletas participantes, esses os únicos que precisaram atestar negativo para Covid-19 para poder alinhar na competição. Importante destacar que nossa reportagem pôde observar todos os cuidados adotados pela organização com os protocolos de higiene exigidos. “Foram quase 400 testes nos atletas, sete pessoas testaram positivo então não puderam participar. Foi uma prova bem segura”, pontuou Pedro. 
O Grangiro etapa Estrada Serra das Hortênsias reuniu mais de 300 ciclistas, que largaram para o percurso de pouco mais de 70km pela primeira vez com o  desafio de vencer as duas subidas ida e volta da serra entre as cidades de Teresópolis e Petrópolis passando por uma das mais belas estradas brasileiras, onde a altimetria acumulada supera os 1.500 metros. A largada de baixo de chuva fina foi controlada do Golf Clube de Teresópolis na Avenida Presidente Roosevelt, em velocidade de aproximadamente 30 km/h em direção ao Centro pela Reta até o Alto, seguindo em direção à Avenida Rotariana, fazendo a volta no Soberbo, com largada lançada na feirinha do Alto, de onde então os atletas puderam imprimir velocidade rumo a Serra das Hortênsias. Inicialmente previa-se que o percurso passaria pelo Vale do Cuiabá em Itaipava, Distrito de Petrópolis, o que renderia ao menos 10 quilômetros a mais ao percurso, porém a organização da Effect Sports optou por retirar essa parte do trajeto.
Em Itaipava, os atletas fizeram a volta subindo desta vez em direção a Teresópolis com chegada no alto da serra. A modalidade “Granfondo”, onde as competições se dão em trajetos com longas distâncias, surgiu na Itália na década de 70, ganhou adeptos e hoje no calendário de grandes eventos esportivos, principalmente da Europa, existem competições anuais que movimentam atletas de alto rendimento, grandes equipes da modalidade, a indústria do ciclismo e a mídia mundial. 

Cidade é destaque
Teresópolis é considerada uma das melhores cidades para a prática do ciclismo, seja road  (de estrada) ou mountain bike (de trilha), e isso traz turistas para os hotéis, pousadas, restaurantes, que consomem no comércio local, movimentando a economia e reforçam nossa vacação turística. “Muita gente alugou casa, pegou hotel, pousada, muita gente que não vinham para Teresópolis há bastante tempo, se surpreendendo positivamente com a cidade, a gente além de injetar dinheiro direto contratou muitos fornecedores locais, então acho que o saldo foi muito positivo,” comemorou Pedro Rego.
Os atletas foram unânimes em apontar a prova como muito dura de alto nível técnico, alguns fizeram a penas a ressalva de que o percurso poderia ser ainda maior.  Ciclista local, Paolo Chá contou como foi difícil a prova. “Provinha ‘animal’ né? Quintal de casa, sair de casa para pela primeira vez encarar uma prova na Serra de Itaipava é uma honra pra poucos. Você chegar descansado e pegar a só subida da serra no treino é uma coisa, eu faço o percurso em 28 minutos, agora você vir em um ritmo forte e pegar a subida é outra coisa”, resumiu Paolo. Robson Carvalho, outro atleta que é de Teresópolis, reconheceu a dificuldade da prova. “Prova dura, de alto nível, de velocidade, de força, mas foi uma boa prova apesar do tempo não ter ajudado muito na largada. 
A empresa organizadora alertou no momento do evento que os resultados oficiais seriam divulgados posteriormente após conferência dos tempos e que apenas as posições de chegada seriam divulgadas. São várias categorias divididas por idade tanto no masculino quanto no feminino. Havia também em disputa o prêmio de Rei e Rainha da montanha em um trecho de 10km com inclinação média de 9% do Golf até o topo da serra.

Segurança do Grangiro
O trabalho da polícia Rodoviária Federal foi fundamental para o sucesso do evento, afinal todo o trecho da BR-495 ficou interditado por mais de uma hora. O comandante da operação, Raphael Tadel destacou a excelência do serviço prestado. “Os batedores da PRF têm experiência em eventos esportivos como Tour do Rio provas de triátlon e trabalharam em todas as competições de ciclismo de estrada das Olimpíadas Rio2016”. Viaturas da corporação se posicionaram em pontos que pudessem neutralizar qualquer veículo que se colocasse no caminho dos ciclistas ou que escapasse dos bloqueios.
Outro grupo que participou com um trabalho muito importante foram os “Anjos do Esporte”, motociclistas civis que há 20 anos realizam voluntariamente o trabalho de batedores de provas esportivas. Foram 22 Anjos que garantiram a segurança e prestaram apoio ao staff da prova.  O Grangiro contou ainda com cinco ambulâncias, sendo três UTIs e duas básicas, e também duas motos de intervenção rápida. “Uma moto com um técnico em enfermagem e o piloto e uma com um piloto que também é socorrista nas chamadas ‘motolâncias’, que acompanham o comboio e aí podem chegar mais rápido em um acidentado e prestar o primeiro atendimento”, explica o Dr. Carlos, responsável pelo setor. Foram registradas três ocorrências, mas sem maior gravidade.

Bike de bambu
Um ciclista da cidade de Queimados chegou pedalando ao evento quando a maioria dos atletas já havia finalizado a prova. Porém, no lugar de uma “speed”, ele estava em uma bicicleta de bambu. Isso mesmo, Carlos Greenbike, da Associação Pedala Queimados, uma organização sem fins lucrativos que trabalha a bicicleta como meio de transporte e ferramenta de transformação social, saiu de queimados pedalando sua inusitada bicicleta de bambu. Carlos disse que lá eles além de fazerem bikes como a dele, ensinam mecânica de bicicletas para jovens e adolescentes. Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito Grangiro também promove ações sociais em todas as suas etapas, fortalecendo projetos sem fins lucrativos que transformam através do esporte. Nessa etapa Hortênsias, adolescentes e jovens da ONG Pedala Queimados realizaram uma oficina gratuita de mecânica básica de bike promovida em parceria com a marca SRAM. “Como contrapartida pela realização do Grangiro, a organização levou para moradores do abrigo municipal de Queimados um curso de mecânica básica de bicicleta para mulheres, pessoas LGBTQIA+ e adolescentes, porque a proposta do grupo é promover trabalho e renda através da bicicleta”, comemora Carlos.
 
RESULTADOS PARCIAIS
Rei da Montanha – Marcelo Augusto Valieri
Rainha da Montanha – Giuliana Morgen

COLOCAÇÃO GERAL MASCULINO
1º – Guilherme Couto
2º – Halysson Henrique Ferreira
3º – André Gohr
4º – Marcelo Augusto Valieri
5º – Marcos Lobo

COLOCAÇÃO GERAL FEMININO
1ª – Giuliana Morgen
2ª – Tota Magalhães
3ª – Bianca Beazim
4ª – Paula Almeida Leal
5ª – Maria Isabel Gouveia 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE