Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grande trabalho da Polícia Civil terminou com oito presos em Teresópolis

"Operação Espoliador III" teve 416 autuações de acusados de roubo, latrocínio e receptação em todo estado

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) fez história 416 criminosos foram presos na maior ação realizada em 212 anos da instituição. A Operação Espoliador III, iniciada na terça-feira, 25, teve como objetivo cumprir mandados de prisão contra autores de roubo, latrocínio e receptação e contou com a participação dos departamentos gerais de Polícia da Capital (DGPC), da Baixada Fluminense (DGPB), do Interior (DGPI), Especializada (DGPE) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP). Em Teresópolis, participaram policiais da 110ª Delegacia de Polícia e oito pessoas terminaram atrás das grades.  Os mandados cumpridos são provenientes de inquéritos policiais das delegacias de todo o estado e de levantamento realizado pela Polinter. As investigações apontam que grande parte dos roubos praticados no estado são patrocinados por organizações criminosas de tráfico de drogas. Os traficantes, visando o aumento dos lucros ilícitos, emprestam armas para criminosos praticarem todos os tipos de roubos. A ação também teve como objetivo a prisão de receptadores, responsáveis por adquirir os produtos roubados estimulando a prática criminosa, e de latrocidas, que acabam matando a vítima durante a ação.
O secretário de Polícia Civil, delegado Flávio Brito, ressaltou o esforço conjunto de todos os policiais civis, que resultará na queda dos índices de criminalidade. "Somente me cumpre exaltar o trabalho feito por cada policial civil que, incansavelmente, se dedicou nesses quase dois meses, entre planejamento e execução dessa operação histórica, a maior em 212 anos da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro! A sociedade certamente sentirá o reflexo dessa operação, que retirou das ruas pessoas que todos os dias cometiam crimes contra a nossa população”. "Um roubador tirado de circulação são vários roubos a menos praticados diariamente. Isso, acaba impactando lá na frente na redução dos índices de roubos no geral", afirmou o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, delegado Felipe Curi.
As investigações constataram que o crime organizado de tráfico e milícia é responsável por cerca de 79% dos roubos de veículos praticados na Capital, 73% na Baixada e 84% em Niterói e São Gonçalo. Em relação aos roubos de cargas, tem participação em pelo menos 65% dos roubos na Capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo.  Em 2019, a Secretaria de Estado de Polícia Civil indiciou 12.587 autores de roubo, o que representa um aumento de 18,8% em relação a 2018. Além disso, em 2019 foram presos 2.135 ladrões (a maioria investigados em vários inquéritos policiais) – mais de 100% de aumento comparado ao ano anterior. 

Queda nos índices
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2020 os índices de roubos vêm apresentando queda: – Roubo de rua: redução de 42% no acumulado do ano (jan a jul 2020 X jan a jul 2019). Roubo de veículo: redução de 37% no acumulado do ano (jan a jul 2020 X jan a jul 2019). Roubo de carga: redução de 34% no acumulado do ano (jan a jul 2020 X jan a jul 2019).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE