Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grande Acidente: Atividade prática para futuros médicos do Unifeso

Tradicional simulação contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e PM de Teresópolis

O Grande Acidente, a primeira atividade prática para os estudantes do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi realizado em uma das vias mais movimentadas e com maior índice de acidentes de trânsito de Teresópolis, o trecho da Rua Augusto do Amaral Peixoto em frente à Praça Nilo Peçanha.  O professor Antônio Carlos Souza, do curso de Medicina, justificou a escolha do cenário. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde constatou, em 2011, que mais de um milhão de pessoas morrem devido a acidentes de trânsito, e mais de 50 milhões são vitimadas. "Realizamos então o evento num dos pontos marcados como um dos com o maior número de acidentes em Teresópolis, como também realizou uma panfletagem junto à população para que pudéssemos sinalizar isto", contou o professor. 
A atividade contou com a participação do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que realizou uma operação simulada com múltiplas vítimas e com risco de choque elétrico. Foi utilizado método de atendimento e combate a incêndio. Para o Major Alessandro Bernardino, subcomandante operacional do 16º GBM, a corporação considera essa parceria muito profícua. "Essa aproximação da academia é fundamental para que possamos cada vez mais aprimorarmos nosso serviço", observou.  A simulação também teve a parceria da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Enel. "A intenção dessa parceria é para que possamos contribuir com a diminuição desses números", reforçou a professora Cláudia Ribeiro, do curso de Medicina. O curso de Medicina Veterinária também participou do evento, demonstrando o atendimento a um cachorro acidentado. 

Metodologia ativa
O curso de Medicina do Unifeso é estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem pela técnica da ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas. A metodologia estimula no aluno a capacidade de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões, e o induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado. Para isso, os estudantes vivenciam muitas atividades na prática, como o Grande Acidente, que é uma atividade de cunho pedagógico que integra o conteúdo curricular de atendimento pré-hospitalar. 
Na atividade, os calouros são surpreendidos com uma situação de emergência com diferentes casos clínicos e eles entram na simulação com o papel de realizar o primeiro atendimento aos acidentados. As 'vítimas', por sua vez, são interpretadas pelos veteranos. As reações, abordagens, condutas e todo o cenário é filmado. O conteúdo é utilizado ao longo do período para demonstrar aos novatos como reagir e se comportar corretamente nestas situações.  "Foi uma surpresa para mim. Achei muito bacana o curso vislumbrar essa prática da profissão, nos colocando diante de uma situação de emergência e de risco. Ver isso logo no começo da faculdade é sensacional. Tenho certeza que quanto mais praticarmos, melhor estaremos preparados para a medicina", avaliou o calouro Gabriel Fróes.  Entre as vítimas, estava Nina Lopes Sodré, do segundo período de Medicina. "Essa atividade serve como um alerta para os estudantes que estão ingressando prestarem a atenção no que estarão fazendo", afirmou Nina. 

Futuros acadêmicos
Um grande público parou para assistir à encenação, inclusive grupos de estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), do Único e do Ponto de Apoio. "Este foi o meu primeiro contato com um acidente. Embora não seja real eu achei incrível porque tudo é encenado muito bem. Acho que na formação de médico ter este primeiro contato é fundamental, até para saber se é realmente essa profissão que se quer seguir", disse Maria Eduarda Maia, do terceiro ano do Colégio Ponto de Apoio. Após presenciar o trabalho de salvar vidas, o estudante Tauan Motta, do terceiro ano colégio Único, afirmou não ter mais dúvidas acerca da profissão que quer seguir. "Fazer Medicina no Unifeso é um sonho que tenho", contou o jovem. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE