Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado aposta na aproximação do público para atrair doadores de sangue

“Eu vou indicar o ‘Hemorio em Casa’ com certeza! Vou passar no WhatsApp, Telegram, grupos, redes sociais, pras pessoas ficarem sabendo e poderem doar sangue de forma mais fácil”, compartilha, animado, Rodrigo Ribeiro, de 38 anos. O motivo da empolgação do carioca é a participação no ‘Hemorio em Casa’, projeto do hemocentro vinculado à Secretaria de Estado de Saúde que leva a coleta de sangue a condomínios do Rio de Janeiro.

A ação tem mostrado resultado: desde o início do ‘Hemorio em Casa’, em abril do ano passado, foram visitados 98 condomínios e coletadas 5,8 mil bolsas de sangue, que beneficiaram até 23,4 mil pessoas. A doação é possível graças à adaptação dos salões de festa e espaços de convivência de condomínios no estado do Rio de Janeiro, que devem ter, no mínimo 80m², e climatização. Para receber a equipe do Hemorio, o local também deve contar com pelo menos 500 apartamentos. Para participar, o condomínio deve enviar um email para coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br.

Augusto Provenzano, de 42 anos, é síndico do condomínio de Rodrigo, no Engenho de Dentro, e entrou em contato com o Hemorio.

– Eu vi amigos síndicos fazerem em outros condomínios e surgiu o interesse de fazer em um nosso – disse o síndico profissional.

Depois do sucesso de três edições do ‘Hemorio em Casa’ em condomínios administrados por ele, Augusto espera que o projeto tenha mais participantes.

– Já compartilhei em alguns grupos de condomínios, de síndicos, que já estão entrando em contato com o Hemorio também. A tendência agora é alavancar, é o que a gente espera! – deseja o síndico.

Outra iniciativa do Hemorio para aumentar o número de coletas de sangue é uma parceria entre o hemocentro e os aplicativos para celular de corridas de carro Uber e 99. A ‘Viagem Solidária’ teve início em 12/04 e concede até R$ 30 de desconto em duas viagens que tenham como ponto de destino ou de origem a sede da instituição, na R. Frei Caneca, 8, Centro, das 7h às 18h. Para se beneficiar do desconto, o usuário deve inserir o código DOESANGUE99 ou UBERHEMORIOABRIL nos aplicativos. Esta é a segunda edição da parceria e vale até sexta-feira, dia 30/04. 

Baixa nos estoques de sangue

As ações têm como objetivo recuperar os estoques de sangue da instituição, que sofreram baixa de 200 bolsas em janeiro e fevereiro de 2021.

– Com o aumento do número de internações na UTI é fundamental que todos os hospitais do estado estejam abastecidos com bolsas de sangue. Não podemos perder tempo. Esse apelo é para garantir a continuidade dos serviços de saúde com objetivo de salvar vidas – esclarece o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
 
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Ele é o segundo maior hemocentro do país e funciona de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h ?às 18h. O Hemorio oferece orientações pelo Disque Sangue através do telefone 0800 282 0708. Mais informações sobre doação de sangue nas redes sociais em @Hemorio.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE