Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado ajuda agricultores familiares a fornecer merenda para rede pública

Agricultores fluminenses estão recebendo ajuda da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) para se tornarem fornecedores de insumos para merendas da Secretaria de Estado de Educação. A chamada pública faz parte Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está aberta aos produtores familiares.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, esta é uma excelente oportunidade para que os pequenos agricultores consigam um comprador que viabilize um planejamento e um escoamento de produção.

– O PNAE garante um bom preço final para quem ainda está plantando as sementes. O Governo do Estado trabalha para que cada vez mais produtores familiares se enquadrem e vendam seus produtos para que tornem-se merenda escolar – afirma o secretário, destacando que toda a operação contará com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).

O produtor Luiz Almeida Carvalho (foto), do município de Italva, no Noroeste Fluminense, deixou a cidade para viver do que planta e colhe na zona rural. Ele diz que conseguiu se manter no campo graças ao PNAE e ao trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura e da Emater-Rio.

– No início foi muito complicado, mas hoje a gente já planta com a garantia que vai vender. Sabemos o preço, o valor que vamos receber. E isso mexe diretamente com o nosso investimento. Ter o apoio técnico foi fundamental. Eles organizam tudo para nós, com tomada de preço e pesquisa de qualidade. Isso ajuda muito – conta o produtor.

O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, disse que os técnicos da empresa pública ligada à Seappa estão prontos para atender todos os produtores familiares do estado.

– Estamos sempre ao lado do produtor. Nossos técnicos e extensionistas estão prontos para receber os produtores e associações e ajudá-los a participar desta chamada pública – garantiu o presidente da Emater-Rio.

A chamada pública já foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A primeira etapa, de habilitação e entrega de documentos, começou no último dia 8 e vai até 26 de fevereiro. Os contratos devem ser assinados a partir do dia 28 de abril. O produtor rural familiar que quiser participar da chamada pública, pode se cadastrar buscando informações nos escritórios locais da Emater-Rio.  

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE