Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Google, Uber, 99 e Waze se posicionam sobre mudanças no trânsito em Teresópolis

Saiba como os aplicativos funcionarão com a nova configuração das ruas a partir deste domingo

Marcus Wagner

A partir deste domingo, 26, entram em vigor mudanças no trânsito de Teresópolis com novidades que afetam a população de diversas formas, tanto para se locomover como para se orientar na região central, no Meudon e na Barra do Imbuí. Entre as várias dúvidas na cabeça dos teresopolitanos, uma das mais comuns é como vai ficar o funcionamento dos aplicativos de transporte e de localização que utilizam as rotas de trânsito para informar seus usuários. O interesse é grande, pois as ferramentas como Uber, 99, Google Maps e Waze já fazem parte da rotina de grande parte da população que busca a mobilidade. 
Para tirar as dúvidas, nossa reportagem entrou em contato com as principais empresas desse mercado para explicarem como seus serviços irão funcionar a partir deste domingo e como vão assimilar todas as novidades implantadas pela prefeitura de uma só vez. Todas as empresas garantiram que estão atentas às alterações e já estão trabalhando para minimizar qualquer tipo de problema que possa surgir.

Google Maps
De acordo com a Google Brasil, a adaptação do sistema às alterações que irão ocorrer no trânsito de Teresópolis serão incorporadas rapidamente pelo sistema por conta da forma que as informações recebidas.  A empresa informou que o Google Maps é atualizado por três fontes principais: a primeira é a colaborativa, a segunda é a automática e a terceira se trata de parceria com órgãos responsáveis pelo trânsito:
“Quando há uma mudança no trânsito de uma cidade, trabalhamos de perto com os órgãos públicos para atualização das rotas. Contamos também com a ajuda de sistemas automatizados para detectar o fluxo de trânsito e da contribuição dos nossos usuários. Não existe um prazo determinado, mas trabalhamos sempre para atualizar o mais rápido possível”, explicou a nota da empresa.
O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite gratuito na web que disponibiliza rotas para qualquer ponto, com possibilidade de um zoom em todas as cidades. Com uma conta Google, é possível destacar as próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Pela exatidão e confiabilidade é utilizado por diversos serviços para guiar a geolocalização, como aplicativos de transporte. 

Waze 
A plataforma Waze é reconhecida pela agilidade em fornecer dados do trânsito em tempo real para os motoristas se livrarem de engarrafamentos e encontrarem as melhores rotas e garante que as atualizações estarão disponíveis rapidamente, contando ainda com os dados colaborativos e automáticos ao detectar o andamento do fluxo de carros:
“A comunidade local de editores de mapa do Waze já está ciente das mudanças na cidade de Teresópolis e já iniciou as edições na área. Essas mudanças ágeis são feitas pela rede de editores de mapas que ajudam a manter os mapas precisos e atualizados, e também pelos motoristas que enviam alertas das situações em seus caminhos”, afirma a nota.
Ainda de acordo com a nota enviada pela empresa, as mudanças estão programadas para serem implantadas no domingo e serão refletidas para todos os usuários nos dias subsequentes.
O Waze foi pioneiro em adicionar informações de trânsito em tempo real ao serviço de GPS. Dentro do aplicativo, toda comunidade de motoristas que usam o Waze é convidada a colaborar. É possível sinalizar uma série de alertas durante o percurso, como acidentes e buracos nas vias, clicando no botão laranja à direita do app. O Waze acredita que ninguém sabe mais sobre o que está acontecendo nas estradas em tempo real do que os motoristas. 
O aplicativo é uma plataforma mundial que possui mais de 115 milhões de usuário cadastrados. É justamente por conta da proposta em contribuir para melhorar o trânsito que esta ferramenta será muito útil para combater a escassez de informações em Teresópolis.

Uber
A Uber enviou nota afirmando que não haverá problemas na utilização do aplicativo a partir de domingo: "A Uber está acompanhando as informações sobre as mudanças viárias previstas para o próximo final de semana em Teresópolis e informa que as alterações não terão impacto no funcionamento do aplicativo na cidade".
Por outro lado, consultamos alguns motoristas que destacaram não ter recebido orientação sobre o assunto, mas aconselham aos usuários que fiquem tranquilos, pois qualquer variação será informada por eles na corrida.
A empresa foi a pioneira no mercado em Teresópolis e por conta disto alcançou uma grande quantidade de clientes, se tornando referência até como denominação do serviço de motoristas que são acionados por aplicativo. A empresa informa que conta com mais de três milhões de motoristas parceiros e mais de 75 milhões de usuários pelo mundo, se posicionando como uma opção de mobilidade urbana prática e eficaz para todos os públicos. 

99
O aplicativo 99, que passou a ser um dos mais utilizados em Teresópolis nos últimos meses de acordo com os motoristas autônomos, também passará por atualização conforme as mudanças forem incluídas no Google Maps:
“A plataforma da 99 utiliza os dados do Google Maps para traçar as rotas das viagens. A atualização acontece automaticamente, assim que a base usada estiver atualizada. A 99 orienta motoristas parceiros a seguirem a rota sugerida pelo GPS. No período de adaptação com as mudanças de sentido das ruas de Teresópolis, as novas regras devem prevalecer caso haja discrepância com o trajeto sugerido pelo mapa”.
O aplicativo 99 envia motoristas comuns, com seus próprios carros de passeio, para atender os passageiros. De acordo com seu site oficial, o serviço promete viagens de qualidade, com foco em economia. 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE