Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

GCM reforça fiscalização de irregularidades no trânsito

Operação, com apoio da Polícia Militar, verificou situação de motocicletas e carros de aplicativo

Luiz Bandeira

Nesta quarta-feira, 06, na parte da manhã, teve início a operação de trânsito da Guarda Civil Municipal, com apoio de policiais militares do 30º batalhão, para lavrar autos de competência do estado conforme portaria do Detran-RJ que elevou os guardas ao nível estadual para realizar ações de gerenciamento no trânsito das cidades. Foram abordados na operação diversos veículos, mas tendo como foco principal as motocicletas. A subcomandante da GCM, Agente Félix, detalhou para a reportagem o jornal O Diário e Diário TV como foi a primeira operação de repressão às infrações no trânsito de Teresópolis: “Nosso intuito na operação foi visar a segurança dos nossos cidadãos. A gente busca um trânsito mais seguro, a gente busca ter uma sociedade mais segura, um trânsito mais tranquilo até para dar um bom exemplo para nossas crianças”, relatou Félix, que também deixou um recado para os motociclistas que usam o veículo para trabalhar. “A nossa operação não tem o intuito de tirar o meio de transporte ou o meio de trabalho do cidadão e sim trazer a segurança pro nosso trânsito na cidade”.
Ainda de acordo com a Agente Félix, nesse primeiro momento as operações terão um caráter educativo, assim o proprietário de veículo automotor que for flagrado cometendo alguma infração ou o veículo flagrado sem condições para circular,de acordo como determina a lei de trânsito, será autuado. Essa notificação irá para o sistema do Detran-RJ e o infrator terá um prazo de 30 dias para resolver a pendência, em um posto do Detran, para não ser multado.

Os tipos de infração
Os agentes da Guarda Civil Municipal que estiveram na redação de O Diário de Teresópolis relataram algumas infrações encontradas na operação como motocicletas sem retrovisor, pneus carecas, baú para transporte de carga fora dos padrões permitidos pelo CTB, além de falta de documento de alguns veículos e falta de carteira de habilitação. “Abordamos diversos veículos onde pudemos ver que infelizmente, em nossa cidade diversos condutores de motocicleta não estão habilitados, a maioria de nossas autuações foi por falta de habilitação”, detalha Félix, que continua: “Hoje nos pegamos até motocicletas sem placa, o condutor sanando o problema no local ele não será autuado, a gente não está aqui para punir todo mundo, não é isso, a gente quer primeiramente educar a população, mostrar a população do risco que corre andando com sua moto totalmente irregular”.

Carros de aplicativo
O GCM Marcos, que também participou da coordenação das ações nessa primeira operação, acrescentou: “A gente fez uma ação em caráter educativo onde foram abordados mais de 20 veículos de transporte de passageiros por aplicativo, que foram orientados a fazer o cadastro junto a Guarda Municipal e que em uma próxima abordagem podem ser autuados, já que tem muito carro de transporte por aplicativo de fora da cidade, o que não é permitido, e o motorista de aplicativo da cidade precisa fazer o cadastro com a gente, para a gente ter um controle até para poder fiscalizar os que vêm de fora”.

Operações serão constantes agora
Para concluir, a Agente Félix deixou um alerta para os proprietários de veículos automotores que circulam pela cidade. “Demos início hoje às operações e agora elas não vão parar. Vão continuar e vão ser gradativas, pois não queremos que Teresópolis seja uma cidade sem lei. A gente está fazendo nossas operações educativas, infelizmente aqueles que não têm jeito a gente está notificando, está removendo ao depósito e as operações irão continuar em horários diversos, pode ser na parte da manhã, pode ser na parte da tarde, pode ser em período noturno. A gente vai continuar incansavelmente essas operações, até a gente buscar a segurança no trânsito, a Guarda Civil Municipal tem por objetivo continuar com as operações pra trazer mais segurança para o nosso município”, concluiu.

Balanço da operação
Foram feitas operações na Várzea, São Pedro e Araras. No total, foram abordados 27 motociclistas, sendo nove notificados e três motos removidas ao Depósito Público Municipal; 19 veículos por aplicativo foram abordados e orientados sobre o CTB.  Na Avenida Lúcio Meira, na Várzea, os agentes abordaram 17 motos: dois motociclistas foram notificados e os veículos removidos ao Depósito Público Municipal por estarem em desacordo com o CTB e outros dois motociclistas foram notificados. Dez veículos de aplicativos foram abordados e orientados.  Na Rua Luiz Noguê Júnior, no bairro de São Pedro, cinco motos foram abordadas, uma notificada e removida ao depósito municipal. No local, três veículos de aplicativos foram abordados e orientados sobre a importância de seguir as leis de trânsito. Na Rua Amapá, em Araras, os guardas municipais e os policiais abordaram cinco motos, das quais três foram notificadas, e orientaram seis motoristas de veículos por aplicativos.

Detran e GCM
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, em entrevista para o jornal O Diário e Diário TV, na ocasião da entrega dos certificados para os GCMs no Fórum de Segurança da Guarda duas semanas atrás, falou sobre a importância da corporação no trabalho de coibir infrações de trânsito. “É fundamental, o governo do estado ter construído com diversas prefeituras essa parceria e o Detran em especial qualificando os guardas. Hoje aqui nesse evento 26 guardas foram certificados no nosso curso de atualização no trânsito e é fundamental essa parceria quando a gente faz as ações de fiscalização do trânsito e as ações também educativas. Essa semana estamos na semana nacional do trânsito, por tanto o Detran vem realizando uma série de ações e participando aqui com a prefeitura desse importante evento que a gente reflete sobre as questões de trânsito e de segurança pública”, destacou.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE