Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fritadeira foi motivo de princípio de incêndio em supermercado

Bombeiros chegaram rapidamente e conseguiram evitar o pior em loja na Presidente Roosevelt

Um incêndio iniciado em uma fritadeira instalada na lanchonete de um supermercado e hortifruti localizado no início da Avenida Presidente Roosevelt, na Várzea, por pouco não gerou grandes problemas para o estabelecimento e empreendimentos vizinhos. O fogo não se espalhou graças à rápida intervenção do 16º Grupamento de Bombeiros Militares. Os homens do quartel local controlaram as chamas e realizaram protocolo de atendimento para verificar outros possíveis riscos, no final da manhã desta terça-feira (03). Apesar do susto, gerado pelo grande volume de fumaça preta do incêndio no equipamento, ninguém se feriu. Funcionários e clientes deixaram rapidamente o estabelecimento, que ficou fechado até a finalização do trabalho dos Bombeiros e limpeza da área afetada.
Incêndios nesse tipo de equipamento podem ocorrer mais facilmente do que se imagina devido à presença de óleo aquecido, que pode ser letal se for tratado sem os cuidados necessários. Se água entrar em contato com o óleo, ela instantaneamente se converte em vapor, expandindo a um ritmo tal que o produto fervente, pegajoso, é projetado em todas as direções. Assim, o óleo ejetado pode causar queimaduras e cegueiras, além do risco de iniciar incêndio ao atingir objetos inflamáveis. 
As causas mais frequentes de fogo em fritadeiras são a manutenção mecânica, em especial nos termostatos. Esta situação fica mais crítica com as novas fritadeiras de alta temperatura, onde a diferença da temperatura de trabalho para o ponto de autoignição do óleo é pequeno, qualquer desvio decorrente a defeito ou má calibração do termostato pode ser fatal; – A deposição de gordura nos dutos e chaminés é uma das fontes de risco, em especial se a camada de gordura depositada vier a entrar em contato com elementos de aquecimento e vir a se incendiar. Por isso, é necessário uma política de limpeza rotineira destes dutos impedindo a deposição de material combustível; – Distância inadequada entre a fritadeira e queimadores de chama aberta próximos. Um anteparo de metal ou vidro temperado podem resolver este problema.

Mortes em cozinha
Os cuidados em cozinhas industriais, principalmente, devem ser redobrados. Em julho passado, duas pessoas morreram após uma explosão em uma empresa de quentinhas localizada na Barra do Imbuí. Nesse caso, o fato envolveu um rechaud, equipamento utilizado para manter a comida aquecida. Três pessoas ficaram feridas, duas gravemente. As mulheres foram encaminhadas para unidade hospitalar especializada no Rio de Janeiro, mas morreram poucos dias após o acidente.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE