Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fogo ameaça unidades de conservação ambiental

O problema é antigo e milhares de pessoas são afetadas anualmente por ele, mas, infelizmente, muitas delas ainda insistem em pratica-lo. O fogo em vegetação, crime previsto em lei, continua sendo praticado em diversos pontos do município, gerando grande preocupação à instituição responsável por combatê-lo, o Corpo de Bombeiros, e equipes de unidades de conservação, como o PrevFogo. Só para ter uma ideia da gravidade da situação, somente esta semana os militares do 16º GBM e brigadistas do ICMBio foram acionados para enfrentar as chamas em grandes áreas limítrofes a unidades de conservação ambiental ? além de pequenos chamados para locais onde frequentemente a preocupante situação é registrada, como nas comunidades vizinhas à Serra dos Cavalos.

Marcello Medeiros

O problema é antigo e milhares de pessoas são afetadas anualmente por ele, mas, infelizmente, muitas delas ainda insistem em pratica-lo. O fogo em vegetação, crime previsto em lei, continua sendo praticado em diversos pontos do município, gerando grande preocupação à instituição responsável por combatê-lo, o Corpo de Bombeiros, e equipes de unidades de conservação, como o PrevFogo. Só para ter uma ideia da gravidade da situação, somente esta semana os militares do 16º GBM e brigadistas do ICMBio foram acionados para enfrentar as chamas em grandes áreas limítrofes a unidades de conservação ambiental – além de pequenos chamados para locais onde frequentemente a preocupante situação é registrada, como nas comunidades vizinhas à Serra dos Cavalos.
Nesta quarta-feira, grande área foi destruída entre as montanhas Serrote e Mosteiro, localizadas próximas aos bairros de Jardim Serrano e Quebra-Frascos. Como se trata de área limítrofe ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, equipe do PrevFogo foi acionada para o duro combate. Além da vegetação seca, o terreno íngreme e acidentado dificultou o trabalho dos brigadistas, que teve início à tarde e se estendeu até o início da noite. No mesmo dia, foi registrado fogo entre as pedras do Arrieiro e Camelo, já na área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.
O Tenente Fábio Pimentel, oficial do 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Teresópolis, lembra que as causas desses eventos são, na maioria, acidentais. “Normalmente é alguém que não tinha intenção de propagar o fogo, mas que faz o aceiro mal feito e depois que ateia fogo no lixo, não tem a preocupação com as condições do vento”, revela o bombeiro. O aceiro a que se refere o oficial é uma lavra de terreno em volta da propriedade que impede a propagação do incêndio. “O vento leva a fuligem para outras áreas secas e os incêndios acontecem”, revela.
Segundo o Tenente Fábio, existem também as queimadas criminosas que são denunciadas. “Orientamos sempre para que as pessoas denunciem essas queimadas criminosas. Não é somente algo que provoca prejuízo para a população, mas trata-se de um crime ambiental gravíssimo, sujeito a multas”, detalha. “Com relação aos incêndios acidentais, nossa orientação é que as pessoas não queimem folhas e lixo de quintal. Jamais façam isso. Não é possível prever o que o vento vai provocar quando leva uma centelha para um lugar seco”, recomenda.
Ainda de acordo com o oficial, outra prática abominável, de soltar balões, também é criminosa. “Balões são criminosos. Essa prática vem de muitos anos e já consideramos extirpada. É um crime porque não há como dimensionar as consequências da queda de um balão em uma área de reserva”, alerta. Por fim, o Tenente Fábio Pimentel alerta para outras consequências das queimadas e que muitas pessoas não tem conhecimento. “Existem muitos estudos com relação as consequências do fogo em vegetação, ligações fortes de áreas que se queimam em determinada época do ano e que acabam desmoronando no verão. Há o empobrecimento do solo, a falta de percolação da água no solo e isso provoca o escorregamento da massa. Quem não se preocupa hoje com as queimadas, não está projetando o perigo para o futuro, quando podem ocorrer desabamentos”, alerta.

Punição para os criminosos
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) determinou a proibição da queima a céu aberto de resíduos sólidos ou de forma não licenciada. Essa situação se agrava, caso o fogo se propague pela vegetação: de acordo com a Lei 9605, provocar incêndio em mata ou floresta acarreta pena de reclusão, de dois a quatro anos, e multa que varia de R$ 500 a R$ 500 mil. Se o crime for considerado culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa. Em Teresópolis, nos últimos anos esse tipo de crime só não causou mais danos nas nossas áreas verdes por conta do trabalho de prevenção realizado pelo Corpo de Bombeiros e fiscalização por parte também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  Denúncias de queimadas ou limpeza de quintal com fogo podem ser passadas para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou para as secretarias de Meio Ambiente (2742-7763) e Defesa Civil (199).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE