Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Floração dos Ipês embeleza o canteiro central

Bonita espécie brasileira é destaque em meio ao cinza urbano

Marcello Medeiros

A semana foi cinzenta e gelada por conta de uma frente fria, mas, pelo menos em um dos trechos do canteiro central, os dias “ficaram mais quentes”. Em floração, os oito exemplares de Ipê amarelo dão um tom diferenciado no trecho da Avenida Lúcio Meira entre a Calçada da Fama e Duque de Caxias. As grandes flores amarelas chamam atenção e encantam aqueles que conseguem enxergar um pouco além da opaca rotina diária. Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Tanto que, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo a Flor Nacional.
A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas. Também tem como sinonímia botânica Handroanthus albus. Os nomes populares são ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo e taipoca.

Cidade das árvores
Há muito tempo O DIÁRIO tem produzido reportagens mostrando enfocando  importância ecológica e beleza das árvores, destacando imagens das espécies e dos espécimes mais “famosos” do município no seu auge da floração, justamente quando eles fazem mais sucesso. São Ipês, Cerejeiras, Espatódeas, Paineiras, Manacás da Serra, entre tantos outros, que deixam os cenários mais coloridos e ricos em diversos locais. “Além de fornecer oxigênio para a nossa sobrevivência, elas retém o CO2, trazem sombreamento, servem de abrigo para os animais, trazem alimentos para os animais, são base de medicamentos e também alimentos para os seres humanos, ou seja, têm uma importância muito grande na nossa saúde. Além disso, podemos dizer têm o poder de acalmar, de tranquilizar… Ambientes com árvores trazem um grande bem estar para a população”, enfatiza a Bióloga Hayssa Dumard.

Cuidado com nossas belezas
Importante destacar ainda que, mesmo cercada por três unidades de conservação ambiental – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a cidade precisa desses pequenos espaços naturais para favorecer o desenvolvimento da fauna e da própria flora. Aves, por exemplo, vão de galho em galho, literalmente, buscando alimento e abrigo. Para que situações como a registrada no início da semana não voltem a se repetir, é preciso ter olhar mais apurado para tamanha beleza e importância ecológica. Colocar pregos, encaixotar raízes ou concretar o entorno das árvores, por exemplo, podem reduzir consideravelmente seu tempo de vida.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE