Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fios em desuso deverão ser retirados de postes

Teresópolis é um dos exemplos de município onde caos na rede causa problemas diversos

As empresas que utilizam fiação em postes de sustentação poderão ser obrigadas a retirar os fios em desuso, além de alinhar os cabos utilizados. É o que propõe o projeto de lei 590/19, dos deputados Delegado Carlos Augusto (PSD) e Carlos Minc (PSB), que foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (03). O projeto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.
O projeto ainda determina que toda fiação de poste de sustentação deverá ser identificada com o nome das empresa responsável e respectivo telefone para contato. Caso aprovada, a medida entrará em vigor 90 dias após sua publicação, devendo o Poder Executivo regulamentá-la. As empresas terão até dois anos para se adaptar à norma e, em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa que varia entre 5 mil e 50 mil UFIR-RJ, aproximadamente R$ 17 mil e R$ 171 mil. “Há um abandono de cabos e fios soltos em postes por concessionárias, permissionárias de serviços públicos e outras empresas de energia, telefonia, TV a cabo, internet, dentre outras. É notório que a existência desses fios soltos é altamente prejudicial para a sociedade, na medida em que eles são condutores de energia elétrica e podem, facilmente, eletrocutar um transeunte”, justificou o Delegado Carlos Augusto.

Cidade dos fios
Teresópolis é um dos municípios onde essa situação é frequente. Entre as muitas empresas que utilizam os postes para fixar suas redes, vale destacar as que trabalham com internet. Nos últimos anos, dezenas passaram pelo município, deixaram de prestar atividade e simplesmente abandonaram a fiação não utilizada nos pontos fixos. Outras vão surgindo a cada ano e sobrepondo as “esquecidas” ou se mesclando às que ainda estão em funcionamento. Soma-se a isso a prática de deixar rolos de fios pendurados em ramais, com o objetivo de facilitar o serviço quando um novo cliente é conquistado.
Além dos riscos citados pelos autores do projeto, que inclusive causaram curto circuito e destruição na Calçada da Fama alguns poucos anos atrás, tamanha confusão contribui também para a degradação estética do município. Na mesma via, por exemplo, local que poderia ser explorado turisticamente, em vários locais é difícil perceber e registrar a beleza da arquitetura da Igreja da Matriz de Santa Teresa porquê estão no caminho centenas de metros de fios embolados ou emaranhados nos postes.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE