Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fim do MEI poderia cancelar projetos culturais em Teresópolis

Artistas comemoram decisão do governo em manter 14 categorias no programa fiscal

Na última sexta-feira (6), foi publicada no Diário Oficial da União a exclusão de diversas categorias ligadas à área cultural do programa Micro Empreendedor Individual (MEI), mas diante de uma repercussão altamente negativa, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma proposta de revogação dessa medida.  Tanto artistas como políticos se manifestaram contra a mudança que atingiria cerca de 600 mil profissionais no Brasil.
Na lista de categorias que seriam atingidas estão astrólogo, cantor /músico, disc jockey (DJ) ou video-jockey (VJ), esteticista, humorista e contador de histórias, instrutor de arte e cultura, instrutor de artes cênicas, instrutor de cursos gerenciais, instrutor de cursos preparatórios, instrutor de idiomas, instrutor de informática, instrutor de música, professor particular e proprietário de bar, com entretenimento.
Para o artista Ivo Bernardo, instrutor de cursos e produtor de eventos culturais, o impacto seria muito prejudicial, representando um verdadeiro retrocesso. Ele chegou a manifestar nas redes sociais a insatisfação contra a exclusão das 14 categorias do MEI e agora comemora a mobilização que possibilitou reverter essa decisão.
“A nossa indignação não é por questão política, isso afeta diretamente o meu sustento e o de centenas de artistas. Eu tenho o meu CNPJ há 9 anos, contribuo com o governo, faço toda essa captação, pago tudo certinho e quando preciso do meu CNPJ consigo trabalhar com parceiros como o SESC em festivais, editais, me permite isso. Antes eu era obrigado a comprar notas fiscais de empresas pagando porcentagem, o que não é o correto, mas dependemos do nosso trabalho. Com a vinda do MEI nós conseguimos inverter essas situação e cada artista pôde gerir seu próprio recurso. A gente recebe essa noticia no final do ano, já planejando nosso 2020”, explicou Ivo.
O MEI permite ao pequeno empreendedor com faturamento anual de até R$ 81 mil a emissão de nota por custo fixo no IR de R$ 55,90 mensais. De acordo com Ivo, o regime especial de impostos é fundamental para poder manter seus projetos: "No meu caso, isso afetaria aula de circo no SESC, a circulação de projetos pelo interior do estado e quando comecei a ver, a mobilização já estava começando a ser feita, artistas do Rio de Janeiro já estavam fazendo pressão junto ao Marcelo Freixo e ao Rodrigo Maia. É o caminho que a gente tem tomar porque infelizmente se perdermos o MEI não é só o artista que perde. Cultura é tudo, é nossa alimentação, nosso falar, nosso pensar, nosso ouvir e o povo que não cultura sua cultura estará fadado a viver a violência como espetáculo".

Vantagens do programa
Com a formalização, o empreendedor pode emitir nota fiscal e ter benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, licença maternidade e auxílio-doença. A contribuição ao INSS é reajustada sempre que houver o aumento do salário mínimo. O benefício previdenciário também é aumentado nesse caso.

Proposta de revisão do MEI
A Secretaria Executiva do Simples Nacional informou que a proposta será encaminhada ao Comitê Gestor do programa, como também a proposta de ampla revisão da lista das 500 atividades que podem atuar como MEI.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE