Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Filme produzido em Teresópolis será exibido na Diário TV

Além das locações,?O Cordel do Folclore? tem atores locais e homenageia o folclore brasileiro

Nina Benedito

@ninabenedito

Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o filme “O Cordel do Folclore” foi lançado oficialmente no dia 16 de julho no Teatro Municipal e apresenta várias lendas do folclore brasileiro.  Com roteiro de Jonathan Marques, direção de Adriano Ramires e produzido por Girassole Produções Cinematográficas e Itauan Lopes Filmes, o filme foi gravado em Teresópolis utilizando lindas locações e elenco local. Em recente entrevista ao “Programa da Nina”, da Diário TV, os atores Jonathan e Adriano contaram como foi produzir o primeiro filme da carreira dos dois, que trabalham há mais de 20 anos no teatro. “Foi uma loucura, um momento muito difícil onde nós artistas tivemos que nos adaptar a nova realidade, que seria fome total, e de repente surgiu a Lei Aldir Blanc pra poder salvar um pouco todo o nosso trabalho. Eu confesso que não estava muito animado porque passei por muita dificuldade psicológica e o Adriano sempre do meu lado me incentivando, até que resolvi fazer a inscrição do projeto”, conta Jonathan Marques. “Eu já tinha um texto que já vinha trabalhando que era o Cordel do Folclore. Fiz a sinopse e o projeto foi aprovado. Fui contemplado e liguei pro Adriano desesperado. Eu estava preocupado se iria dar tempo, uma vez que eu só tinha a sinopse. Eu já tinha o roteiro, mas não com o nome dos personagens, só existiam as cenas, eu fiz o processo totalmente inverso. Pensei no nosso elenco e fechei a parceria com o Adriano Ramires para dirigir o filme”, completa. O passo seguinte foi convidar o elenco da Hocus Pocus Produções e outros atores locais para realizar a obra.

As gravações do Cordel
Jonathan explica que o filme não foi gravado em uma sequência. O primeiro passo foi a escolha das locações e, a partir dali, as cenas eram desenvolvidas. Somente na segunda semana de trabalho foram gravados os personagens do folclore. “Foi uma loucura, corremos muito atrás de demanda de produção, de adereços, conseguimos produzir figurinos maravilhosos”, diz, orgulhoso.
O roteiro foi escrito baseado na estória de um matuto contador de “causos” e do seu companheiro violeiro, que visita uma vila e toda semana ele vai contar Cordel para os moradores. “Foi uma loucura produzir esse filme em tão pouco tempo foram apenas dois finais de semana de gravações e mais duas de edição. Foi nossa primeira produção, nosso primeiro filme, foi estressante, cansativo, mas muito prazeroso ver o resultado final”, destaca Jonathan.

A visão do diretor
Adriano Ramires é professor e diretor de teatro, ator, produtor e aceitou o desafio para sua primeira produção no cinema com o filme O Cordel do Folclore. “Há um tempo atrás eu tinha terminado um curso de cinema e TV e ficava naquela expectativa de colocar o aprendizado em prática, e aí surge a Lei Aldir Blanc e o convite para dirigir o roteiro do Jonathan. O filme é lindo, sinceramente não parece que a gente conseguiu finalizar em tão pouco tempo”, conta.

A rotina das gravações
“Nós gravávamos das 7 da manhã às 8, 9 a noite, porque tinham cenas que aconteciam durante o dia e outras à noite. Foi  exaustivo”.  Ainda segundo o diretor, a primeira dificuldade foi a escolha das locações e o trabalho de decupagem para arrematar as várias cenas na mesma locação, além de respeitar o continuísmo. “Tivemos um elenco grande, a maquiagem, o visagismo, figurino, microfone, câmera e a parte mais cansativa do trabalho que é a edição, se não tiver um bom editor, não adianta, e ainda havia o prazo para a entrega, foi cansativo”, enfatiza Adriano. 

As locações
As filmagens foram realizadas na Posse, na Cachoeira dos Frades e no Sítio Assunção, em Quebra-Frascos. “A estória se reporta a uma fazenda, mas, na verdade, não filmamos em uma fazenda, tudo foi adaptado para que se parecesse com uma grande propriedade”, revela Adriano.

Produção e trilha sonora
“Nós tivemos uma produtora muito bacana que também é cantora, a Yug Werneck, ela fez toda a parte burocrática, nos cedeu uma música do filme que foi para a cena do Boto. Agradecemos muito a toda equipe que fez a Lei Aldir Blanc acontecer aqui na cidade. Foi uma equipe muito grande para fazer um filme desses com duração de uma hora”, diz o Diretor, que ainda conseguiu a exclusividade de uma música da cantora e compositora Fátima Guedes para a obra.

Novos projetos
“Já estamos preparados para escrever outros filmes e participar de festivais, trabalhar muito para que as pessoas acreditem em nosso trabalho e que a gente consiga fazer captação de recursos para os próximos trabalhos”, enfatiza Adriano.

Exibição na Diário TV
O Cordel do Folclore será exibido pela Diário TV em homenagem ao Dia do Folclore. Sua primeira exibição será no dia 21 de agosto às 10h, com reprise às 17h. Não deixem de assistir e prestigiar os artistas de nossa cidade.

FICHA TÉCNICA
Roteiro de Jonathan Marques e Direção Geral de Adriano Ramires. Assistente de direção: Jonathan Marques. Produção Executiva: Yug Werneck.  Assistente de Produção: Lavínia Barbosa e Guilherme Duarte. Trilha Original: Jonathan Marques e Paulo Gallo. Imagens, fotografia e edição: Itauan Lopes. Adereços e Cenotécnica: Adriano Ramires. Figurino e Maquiagem: Lavínia Barbosa. Música: “Justo no Tempo”, de Yug Werneck, e “Insensata”, de Fátima Guedes. Realização: Lei Aldir Blanc e Prefeitura de Teresópolis.

Elenco
Zé do Cordel: Jonathan Marques. Chico Violeiro: Paulo Gallo. Coronel Tinoco: Adriano Ramires. Dona Maria: Karine Biassi. Tobias/Boto: Guilherme Duarte. Belarmino: Leilson Felicio. Lizin: Raphael Combat. Caipora: Luan Dias. Negrinho do Pastoreiro/Saci: Jonathan Oliveira. Sereia Iara: Yasmin Oliveira. Tupã: Samuel Castro. Dublagem Tupã: Itauan Lopes.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE