Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Filas e reclamação nos primeiros dias da pré-matrícula

Prefeitura diz que oferecerá 100 atendimentos por dia, ao longo do mês de outubro

Wanderley Peres

Humilhação, falta de respeito, abuso, absurdo, atraso… As reclamações são muitas e não é pra menos. Nos dois primeiros dias de outubro foram enormes as filas em frente a secretaria de Educação, na rua Carmela Dutra, para as pré-matrículas das turmas de creche (berçário, maternal e jardim), dos centros de educação infantil (pré-escolar I e II) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação para o ano letivo de 2020. Nos dois primeiros dias do atendimento, só quem chegou de madrugada conseguiu senha para atendimento e quem chegou depois do clarear do dia voltou pra casa indignado.

"As pessoas nessa fila imensa expostas ao sol ou chuva. Isso é desumano", reclama uma leitora na internet. Por que não fazer isso no Pedrão? Por que não colocam mais gente para atender? Por que não fazer esse cadastramento pela internet? Um absurdo fazer isso com as pessoas pobres, por que não humanizar esse atendimento para tratar a gente com respeito?

Em nota à redação, sugerindo que a situação está sob controle, a prefeitura diz que não há motivo para correria ou filas porque serão feitos 100 atendimentos por dia entre os dias 1 e 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na secretária de Educação, na rua Carmela Dutra, 475. Segundo a assessoria de imprensa, pais e responsáveis que moram na zona urbana podem fazer o cadastro para matrículas novas de ao longo do mês. "Por dia, serão distribuídas 100 senhas de atendimento. Já os pais de alunos que moram no interior podem fazer a pré-matrícula (pré-escolar I e II e Ensino Fundamental) na escola municipal da zona rural mais próxima de sua casa".

Para vagas nas creches do Terceiro Distrito, os interessados deverão fazer a inscrição de 4 a 8 de novembro, das 8h às 11h30, da seguinte maneira: Creche de interesse: Professora Alayde Ferreira da Silva – Inscrição: E. M. Neidy Angélica; Creche de interesse: Doraci Dália Granito – Inscrição E. M. Francisco Maria Dallia; Creche de interesse: Mariana Martuchelli – Inscrição: C. M. Mariana Martuchelli. Não haverá transferências e matrículas pela internet. Este ano, somente ocorrerão transferências de escolas estaduais ou particulares para o município ou de alunos vindos de outras cidades. A vaga não está condicionada à ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2742-3008 ou no site da Prefeitura: teresopolis.rj.gov.br.

Documentos necessários
Educação Infantil (Pré-escolar) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): Cópia da certidão de nascimento do aluno; Comprovante de residência em nome do responsável; Carteira de identidade e CPF do responsável; Laudo médico original e atual (máximo 6 meses), no caso de estudantes portadores de necessidades especiais; Declaração de escolaridade, no caso de transferência.
Creche (berçário, maternal, jardim): Cópia da certidão de nascimento do aluno; Comprovante de residência atual (no mínimo 6 meses) em nome do responsável ou cópia do  comprovante de aluguel (pode ser declaração do dono da residência); Carteira de identidade e CPF do responsável; Laudo médico original e atual (máximo 6 meses), no caso de estudantes portadores de necessidades especiais; Cópia do comprovante de rendimentos / contracheque; Cópia de comprovante de trabalho de todos os moradores da residência; Situação de risco: a criança estar em situação de risco, comprovado através de relatório descritivo lavrado pelo Conselho Tutelar, Ministério Público ou Vara da Infância e Juventude; Cópia da certidão de nascimento dos irmãos, em cada pré-matrícula realizada; Cópia do extrato bancário do Bolsa Família atual (máximo 2 meses).

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE