Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festival Sesc de Inverno chega ao fim com grande participação do público

Evento teve como mote a ampliação territorial e contou com diversas apresentações locais

A 18ª edição do Festival Sesc de Inverno de Teresópolis terminou neste domingo (28), com atrações diversas na Praça Olímpica, na unidade do Sesc, entre outros locais. O mote deste ano foi a ampliação territorial e pela primeira vez, os municípios de Duas Barras e Três Rios entraram na programação, assim como os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, localizados em Nova Friburgo, cidade que tradicionalmente recebe o Festival junto a Petrópolis e Teresópolis. Considerado um dos maiores eventos de cultura multilinguagem do país, o festival teve início no dia 18 e contou no total com cerca de 500 atrações em diferentes linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. O público lotou a Praça Olímpica de Teresópolis que recebeu um grande palco onde se apresentaram grandes nomes como Zeca Baleiro (dia 20), Fernanda Abreu (21), Maneva (25), Projota (26) e Zélia Duncan (27).
Além dos nomes reconhecidos na cena cultural brasileira, a programação foi repleta de atrações locais, com o objetivo de valorizar a produção artística da região e alavancar carreiras desses talentos, colocando-os lado a lado na programação com artistas de projeção nacional. A identidade regional também esteve presente nos conteúdos das atrações artísticas, como exibição de filmes rodados na região, exposições sobre ícones locais, entre outras.
Entre os destaques teatrais pode-se citar o premiado Esperança na Revolta, Tropicalinha, Naquele Bairro Encantado, O Abajur Lilás, Onipotência do Sonho – Formigas de Dalí, As Crianças, Caminhos, Pelos 4 Cantos do Mundo. O circo que encanta adultos e crianças fizeram a alegria com espetáculos como Circo Viva, Animo Festas, Cabaré Terê, MÃO_Translação da Casa pela Paisagem, Ristorante Pastelão, O Circo a Céu Aberto e The Lucca Circus Show.
Além dos já consagrados artistas musicais que estiveram presentes outros também tiveram destaques como Yug Werneck, Bloco Deu Branco, A 4 Mãos, Kleber Dias, Patrícia Quinteiro, Mini Seres do Mar, Mangabrothers, Lucas de Moraes, Pedro Ribeiro, Elvira, Comadre Dávilla, O Velho Blues, Kadu Magalhães, Blanchez, Os Bartira, As Moças, PianoBike, Rolando Boldrin, Beale Street, Marcelo Menezes e Jessier Quirino.
Houve ainda uma série de intervenções artísticas em espaços públicos, dança, literatura, aproveitamento integral dos alimentos e feirinha orgânica com produtores rurais de Teresópolis. A programação de cinema contou com uma longa lista de filmes. Aconteceram também diversas residências, onde os artistas locais desenvolveram trabalhos formativos junto com instrutores do Sesc e trocaram conhecimentos e experiências com professores, diretores e músicos. Durante o festival, eles apresentaram os resultados desse trabalho. Em artes visuais o Sesc trouxe uma homenagem ao Seu Claro, figura conhecida por muitos na cidade por seu estilo alegre de viver e a exposição Crocheterê, que apesar do término do festival,  quem passar pela Reta, na Várzea, poderá observar as árvores cobertas de crochê até meado de agosto e sua releitura, que acontece no Sesc, permanecerá até setembro.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE