Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festival Gastronômico revela a origem britânica de Teresópolis

Evento promovido pelo Polo de Gastronomia e Programa SEBRAE na Mesa oferece pratos especiais com ingredientes de origem inglesa

Anderson Duarte

A primeira edição do Festival Gastronômico da colonização inglesa de Teresópolis conta com a participação de 20 estabelecimentos e entra para o calendário oficial da cidade marcando as comemorações pelos 200 anos da sua fundação. O festival começa nesta sexta-feira (6) e vai até 29 de julho, em uma iniciativa do Polo Teresópolis, Gastronomia, Cultura e Turismo, integrante do Programa SEBRAE na Mesa. Moradores e turistas poderão degustar e adquirir diversas opções de pratos, de origem inglesa, produzidos por chefs da rede da gastronomia local filiada ao Polo Teresópolis. O Festival Gastronômico conta a história da colonização inglesa de Teresópolis e revela o DNA da cidade, conhecida por sua gastronomia e hospitalidade, desde a época de seu fundador, George March.
Vinte restaurantes participam do evento, que tem como objetivo fomentar o turismo, oferecer uma gastronomia de qualidade, proporcionar entretenimento e aquecer a economia do município. Segundo a analista do SEBRAE, Maria Cristina Andriolo, o Festival é parte das ações do Programa SEBRAE na Mesa, desenvolvido pelo SEBRAE e voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional. Esta ação propõe um planejamento anual de eventos em períodos sazonais ou feriados comemorativos, tendo como premissa estruturar um ciclo de festivais que consolidarão a gastronomia local. No ano passado, o SEBRAE, em parceria com o Polo, realizou o Festival Tere de Páscoa, que reuniu 10 estabelecimentos especializados em sobremesas de chocolate.
Nesta primeira edição do festival, os restaurantes vão preparar pratos inéditos de origem inglesa com o toque, o sabor e o charme da Região Serrana e com uma história para contar sobre a cidade e suas curiosidades sempre em torno da presença dos ingleses.  Além das tradicionais degustações, servidas em mesas montadas em diferentes pontos da cidade, o evento será marcado por exposições e shows sobre a origem inglesa e sua influencia nos costumes da cidade. “O polo Teresópolis resgata com orgulho a vocação de Teresópolis para contar a historia dos ingleses que escolheram a cidade para criar comida de verdade e receber bem”, disse uma das empresárias do Polo, Elizabeth Mazzi, do restaurante Manjericão.
A expectativa é de 100% de ocupação na rede hoteleira da cidade, segundo os organizadores. O evento também vai incrementar o movimento na cidade no inverno com outras atrações. Na área de música, o trio que toca Beatles Instrumental em ritmos brasileiros – Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo fará três shows abertos em praças e locais de fácil acesso ao público. Também está programada uma exposição de fotografias de Wanderley Peres, exibe seu acervo com registros históricos de mais de 20 anos. Os visitantes mais curiosos poderão fazer passeios históricos guiados pela cidade e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região está previsto, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda modelo. O Festival Gastronômico é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis sob a consultoria do SEBRAE e tem apoio do Convention Bureau e da Associação Comercial e Industrial de Teresópolis.
A história conta que em 1818 o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. George March foi, certamente, o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram a serra fugindo do calor da corte, no Rio de Janeiro. Outros ingleses fixaram e compraram terras na região, influenciados por George March.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE