ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Ferramentas digitais para alavancar negócios gastronômicos

Data: 26/09/2018

Evento do "Forum na Mesa" realizado pelo Sebrae nesta terça-feira em Itaipava - Divulgação

O que as redes sociais e o marketing digital têm a ver com a área de gastronomia? Segundo os especialistas Flávio Muniz e Érika Bianco esses são ingredientes fundamentais que podem contribuir para o sucesso de um negócio. São ferramentas, com soluções muitas vezes gratuitas, que podem divulgar o negócio, atrair clientes e monitorar vendas, entre outras informações importantes para as empresas deste segmento. Marketing Digital: Uma revolução na Era da Experiência foi o tema escolhido pelo Sebrae/RJ para a terceiraedição do Fórum Gastronômico Sebrae na Mesa, realizado nesta terça-feira (25), em Itaipava. O evento contou com a participação de cerca de 100 empresários de micro e pequenas empresas de toda a cadeia produtiva do setor gastronômico. 
Uso do whatsapp business, de palavras-chave, as famosas tags, do stories no Instagram, de vídeos curtos no Facebook, foram apenas alguns exemplos destacados na palestra de Muniz: Relevância e Tendências das Mídias Sociais para o setor gastronômico. Ele também deu uma dica preciosa para os empresários sobre o uso de hashtags, que, de acordo com ele, é item obrigatório para quem está presente nas redes sociais. “O número mágico é 9, ou seja, vocês devem criar 9 hashtags, sendo 5 fixas e 4 sazonais voltadas para o negócio de cada um, que podem ser escolhidas através de um aplicativo gratuito que indica as hashtags mais utilizadas no Instagram. A dica é usar as quatro mais utilizadas em sua área de atuação”, acrescentou. Ele lembrou também a importância de postar conteúdo de qualidade, “porque o cliente deseja informação qualificada sobre as empresas”, e também sempre responder as perguntas de seguidores nas redes sociais, e, se possível, ainda estender a conversa caso tenha citado o nome do estabelecimento. “Este tipo de interação, além de criar relacionamento, também pode gerar novos comentários de outros clientes”, diz Muniz.
Em seguida, a consultora Érica Bianco falou sobre Transformação Digital: a Nova Forma de Fazer Negócios e o que mudou nesta área nos últimos anos. Ela mostrou marcas que já foram líderes em seus segmentos, mas desapareceram do mercado, como Kodak, Blackberry, Blockbuster, por não acompanhar a evolução tecnológica em suas áreas, fazendo um paralelo com o segmento de gastronomia. “As marcas precisam se adaptar a esta nova realidade. Hoje, 99% das pessoas pesquisam preços na internet antes de fazer uma compra e 93% usam o smartphone para realizar suas buscas. E a internet está devolvendo conteúdo relevante personalizado para quem busca uma informação”, acrescentou. Ela disse ainda que o consumidor está mudando seus hábitos de consumo neste exato momento e as empresas precisam estar atentas a isso. “Entre outras estratégias, temos o Omnichannel, ou seja, estar presente na vida de seus clientes através de vários canais”, completou.
O evento foi encerrado com a Roda de Conversa, que reuniu especialistas para debater com o público, no formato de consultoria para grupos, sobre temáticas inovadoras e ferramentas para ajudar os empresários despertar novas ideias para seu negócio. Foram abordados Design Thinking; Métrica e Ferramentas Google; Estratégias de Comunicação no atendimento: Entenda como se posicionar em relação aos diferentes tipos de clientes; Pitch; Canvas e Hospitalidade.

 

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A história de Teresópolis, através da imprensa

Aulas presenciais só voltam quando Teresópolis estiver em bandeira amarela

Município do Rio vacina professores da rede pública com 55 anos ou mais

Grandes empreendimentos comerciais em Teresópolis

Quatro mortes num acidente com Palio Weekend na noite desta sexta-feira

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy