Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira Orgânica se reinventa em tempos de crise

Atendimento presencial com novas regras, investimento no delivery, mais produtos e atrações culturais

Paola Oliveira 

A Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT) é formada por um grupo de agricultores orgânicos e apicultores locais que em 2005 se uniram para organizar uma feira com alimentos orgânicos e um novo tipo de serviço no município. O trabalho foi ganhando força e no ano de 2007 oficialmente foi fundada a AAT, que hoje é destaque e busca a cada dia oferecer novos produtos e serviços para os teresopolitanos. “A Associação nasce nesse contexto, com poucos participantes, mas hoje muitos agricultores participam da agricultura orgânica. Temos uma base solida e muitos agricultores e agricultoras fazem parte desta causa”, conta o agricultor e membro da associação Hugo Souza. “Hoje contamos com cerca de 70 unidades de produção e em cada unidade são famílias que sobrevivem através da agricultura. Já a feira tem cerca de 30 expositores”, completa. Devido às restrições por conta da pandemia, eles têm se reinventado para continuar a trabalhar.

“A Feira de Caruaru,
Faz gosto a gente vê. 
De tudo que há no mundo,
Nela tem pra vendê” 

Os principais objetivos da associação são incentivar a população do consumo consciente dos alimentos e promover a agroecologia e a economia solidária. “A Agroecologia é um movimento de décadas que vem mostrando que o caminho que a sociedade estava tomando dentro desta industrialização grande, com a agricultura muito ligada a industrialização com o uso do agrotóxico estava levando a sociedade a um caminho perigoso. Hoje Instituições importantíssimas abraçam a causa de uma alimentação sem agrotóxico. O trabalho não é só quanto agricultura, mas quanto ecologia em movimento, quanto pesquisa e construção”, alerta Hugo.

Os produtos
Os alimentos oferecidos para venda na feira são inúmeros. “Tem batata doce, mandioca, pães de aipim, pães de milho e de grãos como também hortaliças e verduras, couve, rúcula, salsa, temperos, cebolinha, frutas da estação e isso faz parte do movimento agroecológico. Nós acompanhamos a estação. No inverno dificilmente você vai encontrar banana. Já no verão, esse fruto tem em grande fartura. A manga você não vai encontrar agora, mas sim na época dela. Aí entra a importância de os clientes entenderem a lavoura e saber o que se passa na roça. A feira é esse elo entre o consumidor e produtor”, diz o agricultor. Antes da pandemia, a feira também contava com apresentações musicais. “Nós achamos importantíssimo a música quanto alimento da alma, ainda mais da cultura da roça, falando das coisas da roça”. Hugo aproveita e traz à lembrança da música A Feira de Caruaru do compositor Luiz Gonzaga: “A Feira de Caruaru, faz gosto a gente vê.  De tudo que há no mundo, nela tem pra vendê”. 

Produção
Ao contrário da produção de uma fábrica, por exemplo, as plantações não podem ser totalmente paralisadas. Foi então que a associação também passou a trabalhar com entregas delivery como alternativa de manter as vendas do que já foi colhido. “Foi um pouco no susto que tivemos que começar a fazer essa entregas principalmente para atender aos nossos clientes que se viram na necessidade de se manter em casa e começamos através do WhatsApp. Mas isso dá um trabalho grande manual de fazer essa gestão. Foi então que conseguimos a ajuda de um técnico que resolveu fazer um site e conseguimos fazer quase uma feira por essa plataforma, porque tem a lista de todos os produtores e cada banca da associação tem uma lista do que está para colher e o que está colhendo. Assim o cliente vai lá escolhe o que ele quer e depois nós recebemos uma listagem para colheita e todos os sábados nós fazemos a separação para a entrega.  Nós estamos fazendo a entrega tanto com retirada na feira, quanto de entrega na residência da pessoa”, explica o produtor. 
O momento de crise na saúde e também na área econômica calhou como oportunidade para a Feira Orgânica se reinventar, mostrando novas alternativas que deram certo. “A crise às vezes faz você se movimentar, por mais dura que ela seja, você se torna outro depois que passa por ela, seja individualmente, em um grupo, associação, pais ou o mundo. Na nossa associação vai levar dela uma coisa positiva que vai permanecer, que será esse formato de entrega domiciliar”, afirma Hugo. 
Para o atendimento presencial estão sendo tomadas várias medidas sanitárias, seguindo decreto municipal. A Feira Agroecológica da ATT tem três edições. Duas delas acontecem no estacionamento da prefeitura, na Rua Tenente Luiz Meirelles, s/n, Várzea (próximo à rodoviária) às quartas e sábados, das 8h às 13h, e uma outra edição ocorre na entrada do Clube Comary, aos sábados, das 9h as 13h. Para os pedidos virtuais, o endereço é o http://organicosparatodos.com.br/

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE