Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira Orgânica aproxima cliente do produtor

Estar diante do produtor e agricultor responsável pelo cultivo do alimento orgânico que vai para mesa da família é um dos diferenciais que o visitante da Feira Orgânica de Teresópolis encontra ao frequentá-la. Neste sábado, afora a variedade ? aipim, beterraba, brócolis, cenoura, repolho, batatas, inhame, hortaliças e produtos processados, a Feira Orgânica recebe, às 11h, o grupo Liberdade Poética, que se alterna no palco com o projeto Música na Feira, com músicos da cidade e convidados.

Estar diante do produtor e agricultor responsável pelo cultivo do alimento orgânico que vai para mesa da família é um dos diferenciais que o visitante da Feira Orgânica de Teresópolis encontra ao frequentá-la. Neste sábado, afora a variedade – aipim, beterraba, brócolis, cenoura, repolho, batatas, inhame, hortaliças e produtos processados, a Feira Orgânica recebe, às 11h, o grupo Liberdade Poética, que se alterna no palco com o projeto Música na Feira, com músicos da cidade e convidados.
Os produtores da Feira Orgânica são associados da AAT – Associação Agroecológica de Teresópolis e certificados numa parceria com a ABIO-Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG). Este sistema requer a participação de todos os associados que visitam e são os responsáveis pela observação e troca de conhecimento de informações e da própria legislação de orgânico, de acordo com as normas do Ministério da Agricultura (MAPA).

Momento com o cliente
É no momento do encontro com esse agricultor que está a oportunidade de o cliente ou visitante da Feira Orgânica de Teresópolis negociar melhor preço, saber como é feito o cultivo sem agrotóxicos e conhecer um pouco da sazonalidade dos alimentos e das vantagens de consumir produtos de época.   A política de preço justo é uma das condições que o produtor aceita ao se filiar à AAT.
Teresópolis é a cidade serrana que vem se destacando no cultivo e plantio de alimentos orgânicos e também de orgânicos processados, como bolos, pães, geleias, compotas, conservas. Esses alimentos estão chegando ao Rio de Janeiro por meio do Circuito de Feiras Orgânicas, mercados e compras coletivas como a plataforma Comida da Gente.  
Outra oportunidade no contato direto com o produtor da Feira Orgânica é conhecer os associados que trabalham com produtos processados. O suco verde da banca da Ana Litardo é das primeiras associadas. Ana utiliza plantas alimentícias não convencionais – trapoeraba, picão branco, orapronobis, trevo, tanchagem, utilizando-as com a couve, folha abóbora, almeirão para oferecer o suco de clorofila com um pouco de semente germinada e plantas aromatizantes, como a menta, tomilho, alecrim, etc. 
Afora o suco de clorofila, o cliente pode tomar um café da manhã na banca do Canto da Mata, com pães, tortas e bolos frescos ou tapiocas do coletivo Pé no Chão, que também comercializa frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos. Na banca dos associados de Guapimirim afora frutas, legumes e verduras, o cliente também pode encontrar geleias e doces em compota.
 
Programação Cultural
A programação cultural da Feira Orgânica garante música ao vivo todos os sábados. O projeto se intitula Música na Feira e é organizado pelo artista Miguel Garcia. Neste sábado, 26, a poesia chega à Feira com o grupo Liberdade Poética, que faz um sarau às 11h.
De acordo com um dos componentes do Liberdade Poética, Matheus Moura, o sarau nasceu da necessidade de dar mais atenção a todo o conteúdo que fica nas entrelinhas do rap. “Percebi que muitas pessoas estavam escutando nossas músicas, mas poucas ouvindo o que estávamos dizendo. Por isso, resolvi parar o beat, e fazer as pessoas focarem nos versos e tudo que eles transmitem e representam”, ressalta Matheus que o sarau permitiu a troca de vivências, onde a poesia é o veículo.
 
Locais da Feira Orgânica
Várzea: Esquina da rua Tenente Luiz Meirelles e Fritz Weber, do lado da Rodoviária. Bairro Comary: Em frente à entrada do Clube Comary, ao lado do portão da CBF.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE