ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Fecomércio inaugura nova sede e lança índice de atividade do comércio

Data: 10/05/2019

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, destacou a importância das análises do IFec RJ e recebeu no evento os empresários Igor Edelstein e Rodney Turl

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises IFec RJ recebeu esta semana a Diretoria da Federação, instituições parceiras e empresários na inauguração se sua nova sede, no Centro do Rio. A mudança acompanha a evolução da produção de dados estatísticos, que auxiliam os empresários do setor em suas tomadas de decisão e a representação da categoria no município, foi representada no evento pelos empresários Rodney Turl e Igor Edelstein, do Sincomércio e da CDL, respectivamente. Durante o evento, foi lançado o Índice IFec RJ, Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio. O novo termômetro do setor de serviços do Rio de Janeiro é resultado de uma parceira da FGV-IBRE com o IFec RJ.
De acordo com a entidade, os dados vão sintetizar informações econômicas relevantes e serão divulgadas mensalmente com apenas um dia útil de defasagem. Esse indicador utiliza as informações contidas em 51 variáveis econômicas do estado para diagnosticar o ambiente dos setores de atuação da Federação.  Segundo o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, o principal objetivo do IFec RJ será produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem os empresários e os gestores públicos municipais e estadual. “Com a estruturação do IFec RJ passamos a contar com um corpo técnico focado em realizar uma série de estudos da economia e seus impactos na sociedade fluminense, traçando um panorama detalhado do Rio de Janeiro”, destacou Queiroz.  
“O objetivo principal é produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem a tomada de decisão dos empresários do setor de bens, serviços e turismo e do poder público. Parabéns a Fecomércio e todos os envolvidos nesse projeto. Esses dados serão de grande valia, sobretudo, para o pequeno comerciante e as prefeituras do interior, como a nossa, que carecem de informações e dados confiáveis para tomada de decisões”, disse Igor em suas redes sociais. O IFec RJ produz pesquisas periódicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e as expectativas que eles têm a respeito das condições futuras da economia do estado. O Instituto também realiza pesquisas relacionadas com as seis principais datas comemorativas e pesquisas sob demanda. De acordo com o diretor do IFec RJ, João Gomes, o instituto vem se tornando referência para o setor.
“Além de dados que já produzimos, realizamos pesquisas, análises e estudos que avaliam os hábitos dos consumidores fluminenses, que ajudam os empresários em seus negócios. Por outro lado, o Índice IFec RJ também será uma importante ferramenta para todos que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido”, ressaltou o economista. Entre março e abril de 2019, o índice apresentou retração de -0,1% (99,1/99,2-1), indicando pequena desaceleração da atividade do setor de comércio de bens, serviços e turismo entre março e abril. Na comparação anual, abril de 2019 contra abril de 2018, o índice apresentou crescimento de 0,9% (99,2/98,2-1), o que pode indicar que o ano de 2019 será melhor do que o ano de 2018. Resta ver o que vai acontecer ao longo do ano.


 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Radares na rodovia Amaral Peixoto serão desligados

MP devolve à Polícia Civil inquérito sobre tragédia no Ninho do Urubu

Governo quer reduzir alíquota do IR para máximo de 25%, diz Bolsonaro

Estado convoca mais 500 futuros policiais militares

PM encontra plantação de maconha em Providência

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ