Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fecomércio inaugura nova sede e lança índice de atividade do comércio

Rodney Turl e Igor Edelstein participam de evento e conhecem estudo sobre movimentação dos bens, serviços e turismo no Rio de Janeiro

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises IFec RJ recebeu esta semana a Diretoria da Federação, instituições parceiras e empresários na inauguração se sua nova sede, no Centro do Rio. A mudança acompanha a evolução da produção de dados estatísticos, que auxiliam os empresários do setor em suas tomadas de decisão e a representação da categoria no município, foi representada no evento pelos empresários Rodney Turl e Igor Edelstein, do Sincomércio e da CDL, respectivamente. Durante o evento, foi lançado o Índice IFec RJ, Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio. O novo termômetro do setor de serviços do Rio de Janeiro é resultado de uma parceira da FGV-IBRE com o IFec RJ.
De acordo com a entidade, os dados vão sintetizar informações econômicas relevantes e serão divulgadas mensalmente com apenas um dia útil de defasagem. Esse indicador utiliza as informações contidas em 51 variáveis econômicas do estado para diagnosticar o ambiente dos setores de atuação da Federação.  Segundo o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, o principal objetivo do IFec RJ será produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem os empresários e os gestores públicos municipais e estadual. “Com a estruturação do IFec RJ passamos a contar com um corpo técnico focado em realizar uma série de estudos da economia e seus impactos na sociedade fluminense, traçando um panorama detalhado do Rio de Janeiro”, destacou Queiroz.  
“O objetivo principal é produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem a tomada de decisão dos empresários do setor de bens, serviços e turismo e do poder público. Parabéns a Fecomércio e todos os envolvidos nesse projeto. Esses dados serão de grande valia, sobretudo, para o pequeno comerciante e as prefeituras do interior, como a nossa, que carecem de informações e dados confiáveis para tomada de decisões”, disse Igor em suas redes sociais. O IFec RJ produz pesquisas periódicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e as expectativas que eles têm a respeito das condições futuras da economia do estado. O Instituto também realiza pesquisas relacionadas com as seis principais datas comemorativas e pesquisas sob demanda. De acordo com o diretor do IFec RJ, João Gomes, o instituto vem se tornando referência para o setor.
“Além de dados que já produzimos, realizamos pesquisas, análises e estudos que avaliam os hábitos dos consumidores fluminenses, que ajudam os empresários em seus negócios. Por outro lado, o Índice IFec RJ também será uma importante ferramenta para todos que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido”, ressaltou o economista. Entre março e abril de 2019, o índice apresentou retração de -0,1% (99,1/99,2-1), indicando pequena desaceleração da atividade do setor de comércio de bens, serviços e turismo entre março e abril. Na comparação anual, abril de 2019 contra abril de 2018, o índice apresentou crescimento de 0,9% (99,2/98,2-1), o que pode indicar que o ano de 2019 será melhor do que o ano de 2018. Resta ver o que vai acontecer ao longo do ano.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE