Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fecomércio aposta na Semana do Brasil para alavancar vendas

Espécie de Black Friday brasileira prevista para ser realizada no fim deste mês

A Semana do Brasil, espécie de Black Friday brasileira proposta pelo governo federal para setembro, promete ser favorável ao comércio do estado do Rio de Janeiro: 88% dos fluminenses responderam que aproveitariam a data especial para adquirir algum produto ou serviço. Isso é o que releva uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ), para a Fecomércio RJ. O levantamento, no entanto, revela que muitos fluminenses ainda não foram comunicados sobre a nova ação promocional, prevista para acontecer entre os dias 6 e 15 de setembro, num movimento entre poder público e a iniciativa privada. Quase 92% dos entrevistados nunca ouviram falar na Semana do Brasil. Apesar disso, 80,4%, quando descobriram do que se tratava, se mostraram favoráveis.
A maioria tem interesse em comprar eletrônicos (79,1%), roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%). Também estão em alta artigos de uso pessoal e doméstico (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%) e pacotes de viagem (31,4%). O levantamento revela, ainda, que 80% dos entrevistados não se incomodam com a proximidade com a Black Friday, que acontece em novembro. Na verdade, 43,8% inclusive disseram que pretendem aproveitar as promoções para consumir produtos e serviços em ambas as datas, contra 30% que querem reservar as economias para a Black Friday.
Quando questionados sobre a motivação para aproveitar a Semana do Brasil, a maioria dos fluminenses afirmou que consideram positivo o distanciamento do final de ano e do Natal – caso de 17,6%. Boa parte também valoriza o fato de ser um evento nacional (17%). Já os que preferem a Black Friday, 35,1% dos entrevistados disseram que gostam da data justamente pela proximidade com o 13º salário e o Natal. Além disso, 26,3% afirmaram que os preços mais atrativos chamam atenção, e outros 16,4% gostam da popularidade da data.  A consulta foi realizada com 500 consumidores do Estado do Rio, entre os dias 5 e 8 de agosto.

Sobre a Fecomércio
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE