Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fechamento de clínicas e laboratórios é alvo de críticas do Ministro da Saúde

Mandetta cobra profissionais sobre necessidade de dar continuidade ao atendimento de pacientes

Marcus Wagner

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta vem criticando a forma com que alguns municípios e estados estão conduzindo as regras de quarentena e principalmente quanto aos casos em que foi determinado o fechamento de locais que prestam atendimento médico e laboratorial. Ele classificou este tipo de quarentena como “mal feita” no país ao avaliar as diferentes normas  adotadas. Em Teresópolis, clínicas, consultórios dentários e laboratórios tiveram que interromper o funcionamento para atender à determinação da prefeitura. 
“Não existe só o coronavírus. Nós temos um sistema de saúde que precisa trabalhar. Eu tenho percebido médicos fechando clínicas de pediatria, de ginecologia, clínica de ultrassonografia, laboratório de análises clínicas… A vida continua, outras doenças acontecem, as pessoas têm que ser atendidas, têm necessidades, estão em tratamento, tem dor de dente”, afirmou Mandetta. “Daqui a pouco estou lá cuidando de um vírus, mas cadê o pré-natal? Cadê o cara que está fazendo a quimioterapia? Não dá para chegar e dizer o que é essencial. Se precisar de um mecânico para consertar uma ambulância, ele é o mais essencial naquele momento”, disse o ministro em seguida, se referindo à escolha dos serviços que podem funcionar.
Por conta das regras temporárias de quarentena, médicos de Teresópolis tiveram que se adaptar para continuar dando o devido atendimento aos pacientes, como o Doutor Maurílio Schiavo, que concorda com o posicionamento do ministro em relação ao funcionamento dos serviços de saúde: “Acredito que o trabalho feito pelos médicos em seus consultórios e clínicas, ajuda a diminuir  a demanda de pacientes sobre os pronto-socorros da cidade. Seguimos as orientações do Governo Municipal, fechamos as clínicas e estamos fazendo os exames obstétricos e de urgência”, explicou. 
Maurilio destacou que é possível adotar medidas que mantenham os cuidados de prevenção contra o coronavírus com as clínicas e os laboratórios funcionando para dar atendimento a quem precisa: “Nessa semana, fui procurado por uma paciente com queixa de nódulo mamário, ela estava muito preocupada e com medo de ser algo mais grave, pedi uma Mamografia de urgência, mas ela não conseguiu fazer, pois todas as clínicas estão fechadas na cidade. Isso gerou um grande problema para essa paciente e seu diagnóstico e tratamento serão retardados. A população continua tendo outros problemas de saúde que não sejam somente o Covid 19 e precisa continuar tendo o acompanhamento e diagnóstico dessas outras doenças, desde que sejam tomados todos os cuidados de higiene para a não propagação da Pandemia”

Medidas em avaliação
Apesar de afirmar que não irá pedir aos governadores para afrouxarem as medidas, o ministro Luis Henrique Mandetta afirmou que alguns estão percebendo que se precipitaram nas decisões e que será necessário fazer ajustes: “Está sendo estudado por salas de situação com epidemiologistas para tomar a melhor decisão quando tivermos a segurança. Temos que melhorar a quarentena porque não ficou bom, foi precipitado, foi cedo e precisamos saber quando entrar e sair”. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores da Fazendinha denunciam o estado precário da Rua Jaguaribe

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE