Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Febre amarela: Quatro milhões devem ser vacinados antes do verão

Em 2018 foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos no estado do Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro pretende imunizar cerca de quatro milhões de pessoas e tem como objetivo vacinar 95% do público-alvo antes da chegada do verão, período em que pode ocorrer uma maior incidência da doença. Nesta segunda-feira (5), a secretaria iniciou uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela.  Em 2018, foram registrados no estado do Rio 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 mortes. Até o momento foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde. 
De acordo com o médico da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, com a diminuição de casos após o cinturão de bloqueio feito no ano passado, os moradores do estado deixaram de procurar os postos de saúde. “O desafio é alertar a população para o perigo de um novo surto durante o verão. Para que isso não ocorra é preciso que as pessoas se vacinem nos postos de saúde espalhados pelo estado ou compareçam durante essa nova etapa da campanha na Quinta da Boa Vista”, disse.
Com o fim do fracionamento , que ocorreu em outubro, a vacina aplicada na campanha será a dose padrão. A secretaria alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que foram imunizados com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.
A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas. Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE