Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Falta de manutenção prejudica vendedores do Mercado Popular

A falta de manutenção no imóvel onde funciona o Mercado Popular Elian Jorge Lauand, no centro da cidade, está causando dificuldades para os vendedores autônomos que estão tendo que conviver com problemas de infiltração e goteiras e por isso estão pedindo à prefeitura que realize o conserto para que a situação não fique ainda pior com as chuvas de verão.

Marcus Wagner

A falta de manutenção no imóvel onde funciona o Mercado Popular Elian Jorge Lauand, no centro da cidade, está causando dificuldades para os vendedores autônomos que estão tendo que conviver com problemas de infiltração e goteiras e por isso estão pedindo à prefeitura que realize o conserto para que a situação não fique ainda pior com as chuvas de verão. 
Criado em 2012, o centro que reúne microempreendedores do município possui 50 boxes distribuídos em uma área de 580 metros quadrados entre a rodoviária e a Praça de Esportes Radicais. No local, são vendidos artigos de moda adulta e infantil, eletrônicos, brinquedos, roupas, lingeries, artesanato, entre outros. 
“A gente tem enfrentado problemas relacionados à manutenção, como goteiras que chegam até a causar poças dentro do mercado. Todo o telhado está com goteira, logo na entrada, tudo precisa de manutenção, pintura, piso. São questões que a prefeitura precisa venha fazer essas obras pois é um patrimônio que pertence ao município  e necessita de cuidados, pois tudo aquilo que você não cuida acaba”, destacou o expositor Laércio Gonçalves Carreiro.
A Secretaria Municipal de Trabalho é a responsável por acompanhar o trabalho da Associação de Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis (Avamt),porém não está atendendo às reivindicações de melhorias e ainda gerando outro problema: “O mercado vive de recursos próprios e temos a dificuldade de ter boxes fechados. Temos uma mensalidade que é paga pelos associados que é usada na própria manutenção do imóvel. Com esses boxes fechados, são recursos que a gente não arrecada e assim deixa de fazer algumas cosias que precisamos. A gente vem solicitando ao secretário de Trabalho a reabertura dessas unidades porque iria gerar receita para fazer mais coisas aqui. Ano passado não podia abrir porque era ano político. Estamos aguardando desde janeiro, mas o secretário ainda não se posicionou no sentido de resolver isso. Existem pessoas que querem ocupar os boxes, mas não conseguem porque dependemos ainda da resposta do secretário”, disse Laércio.
Os vendedores reclamam que o abandono de alguns boxes prejudica as vendas no local, pois algumas pessoas que entram no mercado e avistam muitas portas fechadas, acabam indo embora. 
O problema das goteiras é visível em alguns trechos do mercado e alguns boxes precisaram improvisar colocando baldes em locais estratégicos para que a água não se espalhe e não entre nos boxes para não correr o risco de sofrer prejuízos com a perda de mercadorias. A cozinha que é compartilhada pelos expositores também tem marcas do problema com a infiltração da água. Com a chegada do período em que ocorrem chuvas com maior intensidade em Teresópolis, a situação pode piorar ainda mais se nada for feito para solucionar os problemas do local.
De acordo com Laércio, que é secretário da Avamt, o intuito de todos é poder realizar um trabalho de captação de novos clientes através de eventos, serviços e preços acessíveis, oferecendo comodidade para todos, porém é necessário que a prefeitura faça a sua parte para garantir o apoio ao trabalho dos empreendedores, realizando as intervenções que estão sendo pedidas.
O Mercado Popular funciona na Rua Waldir Barbosa Moreira, na Várzea, entre a Rodoviária e a Praça de Esportes Radicais, de segunda a quinta, das 8h às 19h, e sextas e sábados, das 8h às 20h. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE