Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Expolivro fica em Teresópolis até o dia 22

O Diário visita unidade que realiza trabalho diferenciado em toda a região Sudeste

Luiz Bandeira

Após percorrer outras nove cidades da Região Sudeste, a Expolivro está em Teresópolis – primeira cidade do estado do Rio visitada pelo projeto –  oferecendo gratuitamente palestras, apresentações musicais, contação de histórias infantis com fantoches, degustação de títulos expostos e peças teatrais. Com o objetivo de promover a cultura, o Expolivros fica em Teresópolis até o dia 22, estacionada na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea. Na carreta adaptada o visitante encontra títulos diversos para o público adulto, jovem e infanto-juvenil com temas atuais e espirituais.
O projeto itinerante tem caráter, social e educacional que visa estimular o hábito da leitura saudável. A iniciativa intitulada “Expolivro Árvore da Vida” teve início em 1991 em ônibus adaptados com o objetivo de evangelizar através da palavra de Deus. Esses ônibus percorreram vários estados do Brasil e países da América Latina atingindo um público muito maior do que o planejado inicialmente, evoluindo para uma moderna carreta mais confortável e espaçosa.
Marcos Maso, Gerente do Expolivro, carreta Sudeste, recebeu a reportagem do jornal O Diário e Diário TV para nos contar um pouco sobre o projeto. Ele relata o início de tudo, quando alguns ônibus foram adaptados para receber uma livraria-biblioteca com área externa, em tendas que serviam para acolher os adeptos da leitura. Após alguns anos de estrada, quando já haviam percorridos grandes distâncias, os veículos começaram a exigir manutenção e os colaboradores entenderam que o projeto necessitava ser temporariamente interrompido.
Maso teve o primeiro contato com o Expolivro em 1996, quando da passagem de um dos ônibus pela Região Norte do país. Desde 2019 ele faz parte da equipe do projeto e é o gerente da carreta destinada a percorrer a Região Sudeste. “Nós temos palestras, contação de história infantil, peça teatral, um trabalho de atendimento ao público, tanto dentro como fora da carreta, então esse projeto continua igual nesse aspecto. O que aumentou foi o espaço, bem maior, muito mais aconchegante do que tínhamos no passado”, pontua.
O Expolivro hoje conta com três carretas. Esta que visita Teresópolis, outra que já está rodando pelas estradas da Região Sul do país e uma terceira carreta, em fase final de adaptação e que vai percorrer as Regiões Norte e Nordeste. Marcos diz que a expectativa é de terem em breve cinco carretas uma para cada região do estado. O gerente do projeto externa ainda a intenção de atravessar as fronteiras do Brasil e ganhar a América Latina, como foi no início em 1991. “No Paraguai um caminhão Baú foi adaptado e voluntários do país vizinho já percorrem o país com uma versão reduzida do mesmo projeto”, conta.
A visitação e a participação aos eventos programados na carreta e na tenda não custam nada. Segundo Marcos a recepção do teresopolitano tem sido positiva e reforça o convite para os amantes da leitura a visitarem o Expolivro até o dia 22 deste mês. “Graças a Deus a recepção tem sido muito boa, a população tem vindo, tem participado dos eventos que nos temos feito também, porque todos os eventos são gratuitos, nos não cobramos por nenhum evento que é feito aqui”. O atendimento acontece diariamente das 9h às 21h. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

A festa pelo livro de Edinar Corradini

“PREFEITO, CADÊ O DINHEIRO DA CAUSA ANIMAL?” Protetoras visitam canil e denunciam insalubridade

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Embratur lança roteiro com principais pontos turísticos do Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE