Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento oferece atendimento gratuito em emissão de documentos e serviços

Projeto ?Novo Olhar? oferece seiscentas consultas oftalmológicas e óculos sem custo para população

Neste domingo dia 14, a cidade de Teresópolis recebe o “Mutirão da Cidadania”, uma iniciativa promovida pelo governo do estado, através da secretaria de assistência social, da fundação Leão XIII, em parceria com o Detran e outras secretarias estaduais e municipais. Mais de noventa profissionais, de todas as instituições envolvidas, estarão em nosso município exclusivamente para oferecer os serviços gratuitos de expedição de documentos, exames de vista com agendamento para entrega de óculos, além de uma série de outros atendimentos. Todos os serviços não precisarão de agendamento prévio, e para participar é preciso retirar uma senha, a ser distribuída antes do início do evento, marcado para ter início às dez horas da manhã e com término às 15 horas. O mutirão acontece no Ciep da Barra do Imbuí, sede da Faetec. Em entrevista ao programa Jornal Diário na TV, do Canal 4, o vereador Leonardo Vasconcelos, responsável pela articulação que trouxe o evento ao município, explicou como serão atendidas as pessoas que comparecerem ao mutirão do próximo domingo.

Segundo ele, um dos destaques no mutirão é o projeto “Novo Olhar”, desenvolvido pela Fundação Leão XIII, consiste na oferta de exames oftalmológicos gratuitos, além da doação de óculos, ressaltando que o serviço é destinado somente para pessoas com mais de 30 anos neste evento. Os exames serão feitos no local e o prazo para a entrega dos óculos é de até 30 dias úteis. No dia da ação os pacientes saem com um protocolo com endereço e data de entrega e telefone para informações, além de armações e medições escolhidas e feitas. Neste projeto, para ser atendido, é preciso levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante ou declaração de residência. De acordo com a Fundação Leão XIII, não poderão ser atendidos, no dia do exame, pessoas sem camisa, que tenham ingerido bebidas alcoólicas e com menos de 30 anos. Outro fator impeditivo do exame é a aferição do teor de glicose no sangue, ou seja, a depender do nível aferido, não será possível realizar o exame por comprometimento do resultado em virtude do açúcar alto no sangue do paciente.

Logo a pós o cadastro, são realizados exames de acuidade visual e auto refrator, que indica o grau do paciente. Na sequência, o médico oftalmologista avalia os exames e faz um novo exame com um aparelho específico emitindo a receita para confecção dos óculos. Serão em Teresópolis, seiscentas consultas nesta especialidade e também será feito um trabalho de distribuição de material informativo sobre os programas municipais de saúde, além da verificação de pressão arterial. “Mesmo sendo um número generoso de consultas, é importante chegar cedo, porque serão atendidas as seiscentas pessoas maiores de 30 anos que chegarem primeiro. Mas é importante lembrar que a Fundação Leão XIII também levará à população, neste dia, o atendimento com isenções para habilitação, para casamento no Civil, segunda via de carteira de identidade e segunda via de certidão de casamento e nascimento. No casamento, por exemplo, a pessoa gasta hoje em dia de taxas cartoriais mais de mil reais com o documento. Mas a Leão XIII atua estrategicamente no enfrentamento da pobreza e risco social, coordenando e executando programas e projetos sociais, em consonância com a Política de Assistência Social, em diversos municípios do Estado do Rio”, lembra Leonardo Vasconcelos.

O vereador lembrou que a população pode solicitar a segunda via de diversos documentos, inclusive com a isenção para a retirada de segunda via de alguns destes documentos, tais como, a certidão de casamento, nascimento, identidade e para casamento civil. Mas é preciso ficar atento à documentação necessária para solicitar a segunda via. Para a carteira de identidade (2ª via) é necessária a seguinte documentação: original ou cópia da certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência; para a certidão de nascimento (2ª via), cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, é possível se obter a cópia na Escola onde se estudou); ou certidão de identidade que conste a ressalva do nascimento e comprovante de residência; para a certidão de casamento (2ª via), cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, pesquisar no Cartório de realização do casamento o número do Livro, do Termo e da Folha); ou certidão de identidade que conste a ressalva do casamento e comprovante de residência.

Já para outros procedimentos os trâmites são os seguintes: para o casamento civil é preciso apresentar, original ou cópia da certidão de nascimento do casal; original ou cópia da identidade do casal, CPF do casal, caso seja divorciado, certidão de casamento averbada e comprovante de residência. Para a certidão de óbito (2ª via), cópia da certidão antiga (Na impossibilidade, pesquisar a numeração no cemitério do sepultamento). A meta, segundo Vasconcelos, é atender mais de 500 pessoas na isenção de segunda via de documentos e outras 600 na realização de exames. “É importante lembrar que a população pode ir tranquila para participar do evento. Não serão distribuídas senhas antecipadamente como disseram por aí nas redes sociais, até mesmo porque são os funcionários das entidades que estarão aqui, estes mais de noventa que falamos, que vão fazer essa distribuição, portanto são apenas falácias para tentar atrapalhar o evento. São muitas senhas e todo mundo será atendido com qualidade”, alertou o vereador.

Já o projeto Detran Presente fará emissão de primeira via de carteiras de identidade.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Detran.rj alerta sobre falsa notificação de infração de trânsito por e-mail

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

Em dois meses, 17 casos de estupro em Teresópolis

Ministério da Saúde começa a registrar aumento da cobertura vacinal

Secretaria de Saúde detecta aumento do número de casos de bronquiolite

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE