Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento de ciclismo fortalece a importância da consciência socioambiental

Evento "Grangiro", que terá etapa em Teresópolis no domingo, vai doar 500 mudas de espécies nativas para o Horto Municipal

O Circuito Grangiro de ciclismo vai promover a plantação de 500 mudas de árvores em áreas de reflorestamento da região de Teresópolis, local da prova, com o apoio da Prima. O objetivo é compensar os gases de efeito estufa que serão gerados na etapa e contribuir para o reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Essa é a segunda etapa do circuito, que abriu o calendário esportivo de 2021 com uma etapa em Búzios, em março deste ano. Agora, os ciclistas sobem a Serra das Hortênsias para viver a experiência de uma competição com referências internacionais na capital nacional do montanhismo. O Grangiro é promovido pela Effect Sport com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo do Estado, e segue todos os protocolos de segurança com número limitado de atletas e sem presença de público. Quem quiser acompanhar o clima do evento, já pode seguir os canais oficiais do circuito por onde serão divulgadas todas as informações da prova. Site oficial: ilgrangiro.com.
"Essa ação de plantação de mudas, em parceria com a Prima, é um compromisso nosso enquanto empresa com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU", ressaltou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência realizadora do Circuito Grangiro. Em março, na programação do Grangiro Etapa MTB Búzios, a organização do evento plantou 500 mudas pelo reflorestamento de três áreas da região litorânea do Rio. Agora, o circuito irá concluir sua meta de plantar mais 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na etapa Serra das Hortênsias, região serrana. A iniciativa irá compensar os gases de efeito estufa que serão gerados com a realização do evento. E os atletas também puderam somar nessa causa que contribui para o reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. No ato da inscrição, através de uma doação voluntária simbólica, foi dada aos atletas a oportunidade de somar com mais uma muda no plantio.
Biólogo e coordenador geral da Ocip Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade, Ricardo Harduim, explica que diante da situação atual de emergência climática no mundo, ações de mitigação e compensação ambiental são fundamentais. "A sociedade vem sofrendo com os eventos do clima. Há desmatamentos, ainda existem lixões a céu aberto, há um excesso de veículos automotores, entre outros fatores. Dados científicos demonstram que cinco árvores da Mata Atlântica sequestram da atmosfera uma tonelada de carbono em 21 anos", explica.
Em Teresópolis, o trabalho de plantio de mudas do Grangiro terá início com exemplares de 57 espécies nativas da Mata Atlântica em uma área de 200 metros lineares no Horto Municipal de Teresópolis. As demais mudas serão distribuídas em outras áreas da cidade. Entre as mudas, estão espécies como o Ipê Amarelo, Ipê Roxo, e Pau Brasil.

CIRCUITO GRANGIRO
Etapa estrada Serra das Hortênsias
Data: 29 de agosto 
Inscrições abertas pelo site – VAGAS LIMITADAS: www.ilgrangiro.com/
Retirada de Kit: 28 DE AGOSTO Golf Clube Teresópolis das 10h às 19h (consultar documentos necessários para a entrega de kit no site oficial do evento).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE