ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Estudantes visitam O DIÁRIO e conhecem como é feito um jornal impresso

Data: 19/09/2019

Estudantes visitam O DIÁRIO e conhecem como é feito um jornal impresso. Alunos ainda fizeram uma visita guiada aos estúdios da TV, à redação das redes sociais, ao departamento técnico de edição e ao espaço cultual da empresa

Anderson Duarte

O desafio deles será construir um jornal inteiro e completo que contenha notícias e os fatos do colégio e da cidade a partir do que foi ensinado nas aulas sobre os meios de comunicação. E para ajudar nessa tarefa, os alunos da Escola Concretizar conheceram nesta quarta-feira, 18, as dependências do Grupo DIÁRIO e levaram a experiência de ver de perto como é desenvolvido, preparado e concretizado um jornal impresso, sem contar a visita aos estúdios da Diário TV, a redação das redes sociais, ao departamento técnico de edição, ao espaço cultural da empresa, enfim, conheceram todo o processo de produção jornalística da maior empresa de comunicação da cidade. Com vinte alunos entre seis e nove anos, o grupo comandado pela Tia Débora, mesmo com a empolgação de conhecer um espaço absolutamente novo, se mostraram atentos e aproveitando as dicas.
Anderson Duarte e Carol Duarte, apresentadores da emissora, fizeram a visita guiada do grupo, que a cada novo ambiente, despejava perguntas e mais perguntas sobre aquilo que o Grupo Diário produz diariamente. Além de conhecerem de perto como funciona o processo de produção de textos, diagramação das fotos, os alunos ainda conheceram a estrutura da gráfica, através de vídeo institucional gravado na gráfica da empresa no bairro do Corta Vento. De acordo com a Tia Débora, a iniciativa é uma das atividades desenvolvida pela escola para preparar os alunos para os desafios da informação em meio a tanta inovação tecnológica. Como são bem novos, alguns nem conheciam direito o que era um jornal impresso, mas não tinha dúvidas para dissertar sobre YouTube ou redes sociais. Aliás, segundo a professora, além de conhecerem as maneiras como devemos nos informar, esses estudantes também recebem aulas sobre civilidade, trato social e políticas públicas.
Além de presenciarem o trabalho da Redação de O DIÁRIO, com os profissionais desenvolvendo o processo de construção da escrita, os alunos conheceram todo o sistema de funcionamento e montagem do jornal impresso, ou seja, desde a produção das notícias até o processo de impressão. Aliás foram as imagens do maquinário do jornal sendo impresso que despertou muita curiosidades aos pequenos. A gráfica do Grupo Diário fica no bairro do Corta Vento e os alunos assistiram a um vídeo produzido no local de forma institucional. Apesar de estarmos imersos no mundo da informação rápida, digital e na palma da mão, o Jornal Impresso, na sua forma tradicional e centenária, cumpre, dentre outros, o papel de fomentar a leitura e documentar nosso tempo.
Muitas crianças não conheciam como era feito as notícias e reportagens que estão em suas telas da TV ou escritas no jornal. Com a visita ao jornal, os estudantes da Escola Concretizar puderam observar o quanto é trabalhoso entregar informações verídicas impressas em um mundo cada vez mais digital e como esse trabalho estreita os vínculos da empresa com a comunidade e o conhecimento sobre a realidade local, o que também contribui para o desenvolvimento da importância da cidadania exercida de forma plena. E não surpreendeu apenas os pequenos não, “a gente não imagina que para assistir o jornal na televisão tem tanta estrutura envolvida. Não dá para ter ideia que por trás do apresentador tem tanto equipamento e pessoas trabalhando e a quantidade de repórteres que fazem as notícias chegarem para o telespectador em casa”, disse a própria professora ao longo da visita.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Construção Civil começa a dar sinais de retomada

Turismo rural, um segmento rico em possibilidades

Detran.RJ prorroga prazo de licenciamento de veículos

Alta concorrência em vestibulares de medicina alerta para possibilidade de fraudes

Candidatos a prefeito já receberam quase 1 milhão de reais em doações

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy