Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado vai auxiliar a solucionar crise da água em Guapimirim

Município sofre com problema no abastecimento por conta do assoreamento no rio Soberbo

 governador Wilson Witzel anunciou uma série de medidas para ajudar a solucionar a crise de abastecimento de água potável no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense. Entre as ações está a criação da Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e realizar as medidas necessárias. Órgãos estaduais como a Cedae e a Secretaria de Defesa Civil estão auxiliando o município. A crise hídrica é resultado do assoreamento no Rio Soberbo, principal fonte de abastecimento da cidade, que tem 60 mil habitantes. O desastre afetou o ponto de captação de água potável. 
Na tarde do último sábado, o governador esteve na cidade ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão. Witzel também sobrevoou a região de helicóptero para avaliar o curso da água do Rio Soberbo.  – Recebi a ligação do prefeito informando sobre a situação de gravidade do abastecimento de água na cidade, que está com déficit de mais de 70%. O problema começou há alguns dias. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Mais de duas mil pessoas não teriam condições de comprar água. Então, foi iniciado um trabalho também com a Legião da Boa Vontade (LBV) para a doação de água potável. O governo do estado, através da Defesa Civil e da Cedae, também tem a obrigação de auxiliar nessa situação. O abastecimento será normalizado – ressaltou o governador, durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
 
Auxílio 
Segundo o governador, a Cedae deve assumir o serviço de fornecimento de água na cidade, que é realizado atualmente por outra empresa. A Cedae está na região dando apoio com carros-pipa para o abastecimento de imóveis, além de oferecer auxílio técnico para iniciar a operação da estação de tratamento de água. – A empresa que presta o serviço de abastecimento de água não está cumprindo o contrato. Ela deveria manter os filtros limpos, deveria investir em melhorias nas condições do abastecimento de água. Hoje, o abastecimento é o mesmo, tem a mesma estrutura de 20 anos atrás. A Cedae deverá assumir a operação naquela região. O que está sendo gasto pelo Estado será cobrado da empresa – explicou Witzel. 
 A Secretaria de Estado de Defesa Civil enviou para a cidade veículos de transporte de água. Por meio da Rede Salvar – formada por diversas entidades voluntárias, incluindo a Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista –, a pasta também está realizando uma campanha de doação de água potável para a população.  – A água é captada pelo Rio Soberbo, que desce das montanhas da Serra dos Órgãos. As chuvas intensas provocaram vários deslizamentos, o que tornou a água muito turva, e o tratamento não está sendo eficaz. A Cedae já está resolvendo esse problema. Acionamos a Rede Salvar e já encaminhamos mais de 8 mil litros de água mineral para as comunidades carentes. Ainda de madrugada enviamos dois tanques-reboque com 30 mil litros de água, cada um, para o município – explicou o secretário de Defesa Civil.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE