ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Estado vai auxiliar a solucionar crise da água em Guapimirim

Data: 07/01/2019

O governador Wilson Witzel ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão

 governador Wilson Witzel anunciou uma série de medidas para ajudar a solucionar a crise de abastecimento de água potável no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense. Entre as ações está a criação da Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e realizar as medidas necessárias. Órgãos estaduais como a Cedae e a Secretaria de Defesa Civil estão auxiliando o município. A crise hídrica é resultado do assoreamento no Rio Soberbo, principal fonte de abastecimento da cidade, que tem 60 mil habitantes. O desastre afetou o ponto de captação de água potável. 
Na tarde do último sábado, o governador esteve na cidade ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão. Witzel também sobrevoou a região de helicóptero para avaliar o curso da água do Rio Soberbo.  - Recebi a ligação do prefeito informando sobre a situação de gravidade do abastecimento de água na cidade, que está com déficit de mais de 70%. O problema começou há alguns dias. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Mais de duas mil pessoas não teriam condições de comprar água. Então, foi iniciado um trabalho também com a Legião da Boa Vontade (LBV) para a doação de água potável. O governo do estado, através da Defesa Civil e da Cedae, também tem a obrigação de auxiliar nessa situação. O abastecimento será normalizado – ressaltou o governador, durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
 
Auxílio 
Segundo o governador, a Cedae deve assumir o serviço de fornecimento de água na cidade, que é realizado atualmente por outra empresa. A Cedae está na região dando apoio com carros-pipa para o abastecimento de imóveis, além de oferecer auxílio técnico para iniciar a operação da estação de tratamento de água. - A empresa que presta o serviço de abastecimento de água não está cumprindo o contrato. Ela deveria manter os filtros limpos, deveria investir em melhorias nas condições do abastecimento de água. Hoje, o abastecimento é o mesmo, tem a mesma estrutura de 20 anos atrás. A Cedae deverá assumir a operação naquela região. O que está sendo gasto pelo Estado será cobrado da empresa – explicou Witzel. 
 A Secretaria de Estado de Defesa Civil enviou para a cidade veículos de transporte de água. Por meio da Rede Salvar – formada por diversas entidades voluntárias, incluindo a Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista –, a pasta também está realizando uma campanha de doação de água potável para a população.  - A água é captada pelo Rio Soberbo, que desce das montanhas da Serra dos Órgãos. As chuvas intensas provocaram vários deslizamentos, o que tornou a água muito turva, e o tratamento não está sendo eficaz. A Cedae já está resolvendo esse problema. Acionamos a Rede Salvar e já encaminhamos mais de 8 mil litros de água mineral para as comunidades carentes. Ainda de madrugada enviamos dois tanques-reboque com 30 mil litros de água, cada um, para o município – explicou o secretário de Defesa Civil.

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil

Governo realiza ações preventivas a surgimento de manchas de óleo

Prefeitura do Rio recorre à Justiça para encampar a Linha Amarela

PM flagra tráfico em casa onde foi registrado homicídio

Enem teve 27,19% de ausentes, menor taxa desde 2009

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ