Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado promete reforçar o turismo nas unidades de conservação

Teresópolis pode ampliar arrecadação do setor com a inauguração da sede local do Parque dos Três Picos

Atrair visitantes e consolidar as unidades de conservação estaduais como destinos turísticos para experiências ecológicas. Este é o objetivo do termo de cooperação assinado pela secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ana Lúcia Santoro, e pelo secretário de Turismo (Setur), Otavio Leite.  O termo de cooperação une as pastas em prol do reconhecimento das ações sustentáveis desenvolvidas pelos escoteiros, bandeirantes, clubes de desbravadores, clubes de montanhistas, guias de turismo e associações de condutores especializados em ecoturismo e turismo de aventura, e tem o objetivo de investir na manutenção de destinos de ecoturismo e na qualidade da experiência do visitante, em especial nas unidades de conservação estaduais.
Para a secretária Ana Lúcia Santoro, o ecoturismo e o turismo de aventura, quando desenvolvidos de maneira adequada, contribuem para a preservação dos recursos naturais, pois são meios de educação ambiental, e permitem a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação, gerando empregos e renda. – Nosso foco é a sustentabilidade, tanto ambiental quanto econômica das nossas unidades de conservação. Por isso, estamos trabalhando para atrair investidores que queiram aproveitar as oportunidades de negócios que os parques podem oferecer e que entendam que turismo e sustentabilidade ambiental devem caminhar juntos – acrescentou Santoro. 
De acordo com o documento, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Seas, criará o Voluntário Guardião, no âmbito do Programa Voluntário Ambiental. Os guardiões participarão de diversas atividades nas unidades de conservação, como ações de educação ambiental – que engloba a realização de pesquisas, palestras e oficinas –, além da prestarem informações aos visitantes e promoverem manutenção de trilhas. Em contrapartida, a Secretaria de Turismo vai divulgar os parques estaduais como destinos turísticos, prospectar novos interessados do setor em participar do Voluntário Guardião, e disseminar as informações das atividades realizadas pelos guardiões.
 O secretário Otavio Leite destacou os programas que já vêm sendo desenvolvidos nas unidades de conservação estaduais, como o Vem Passarinhar, Vem Pedalar e Vem Caminhar, e o potencial a ser explorado nesses locais de acordo com suas características e vocação regional. – Os produtos existem. A questão é levá-los ao mercado turístico para cada vez mais pessoas entendam que aqui no estado do Rio temos essas opções – explicou. 
Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 11 parques estaduais administrados pelo Inea, órgão vinculado à Seas. Abertos ao público, são procurados pelas paisagens e por serem referências para a prática de esportes e atividades de aventura. Trilhas, travessias, ciclismo, escaladas, mergulho e voo livre são apenas alguns exemplos de atividades em que o visitante interage com a biodiversidade e as belezas naturais preservadas do estado do Rio, em cenários ímpares no mundo.  

PETP em Teresópolis
Em Teresópolis, a unidade de conservação administrada pelo governo Witzel é o Parque Estadual dos Três Picos, cuja subsede, no km 83,5 da Rio-Bahia, próximo ao bairro Vale da Revolta, deve ser inaugurada em meados de agosto.  Em uma área total de 3.811 metros quadrados, o local terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores.  No projeto, serão empregados conceitos sustentáveis de arquitetura e construção, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.
Para tal empreendimento, foi desapropriada a antiga Fazenda Vale da Revolta, que tem mais de dois milhões de metros quadrados. Um antigo imóvel foi reformado para servir como base dos guarda-parques e agora dará lugar ao novo empreendimento. A instalação do núcleo numa região com rica biodiversidade da Mata Atlântica foi considerada necessária para que o Poder Público exercesse um controle de fiscalização mais efetivo no município e, além disso, com a sede Teresópolis do PETP outro setor que tem muito a ganhar é o do turismo ecológico.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE